SOS Pernambuco: ActionAid e parceiras locais mobilizam apoio às comunidades mais atingidas pelas chuvas
As fortes chuvas dos últimos dias em Pernambuco têm deixado um rastro de destruição no Recife e Região Metropolitana, impactando comunidades atendidas pela ActionAid e suas organizações parceiras locais. A região segue em estado de emergência, com mais de 120 mortos e milhares de famílias desabrigadas ou isoladas, sem acesso a alimentos e água potável. São pessoas que necessitam de apoio urgente, como abrigo, comida, água, roupas, calçados, itens de limpeza e higiene pessoal. A ActionAid está ao lado de suas parceiras Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e Etapas na mobilização de recursos e doações.
“Estamos muito abaladas e unidas pela solidariedade e pela dor, nesse momento tão difícil, diante da vulnerabilidade social e estrutural de tantas famílias pernambucanas. Esse é o momento de nos unirmos ainda mais e redobrarmos nossas forças e ações, buscando apoio para socorrer essas pessoas que estão mais vulneráveis ainda, diante dessa tragédia anunciada que acontece por negligência do Estado”, afirma Nivete Azevedo, coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo.
Especialista em monitoramento e projetos na ActionAid, Tricia Calmon destaca:
“As mulheres, e em especial as mulheres negras, têm cumprido um papel de grande relevância na contenção aos efeitos dos desastres que vieram com as chuvas. O cuidado com as famílias e com suas comunidades as coloca em foco tanto como maior segmento impactado quanto para a busca de soluções, por isso a estratégia é apoiar e estar ao lado delas seja nas emergências, seja na busca de soluções mais estruturais, tendo em vista que quanto mais empobrecidas estiverem as mulheres, menor a resiliência da população aos impactos desses fenômenos que têm se dado de forma cada vez mais dramática”.
Ana Paula Brandão, diretora programática na ActionAid, ressalta a urgência de um olhar mais amplo para a questão, especialmente considerando o racismo ambiental e suas trágicas consequências:
“Vivemos uma sucessão de desastres climáticos há alguns anos, e os mais atingidos são as pessoas que vivem precariamente em áreas de encosta, alagados, morros e etc., e que são, não por coincidência, majoritariamente pessoas negras, e as mais expostas, mulheres e crianças negras. As causas são muitas e se avolumam: crise financeira, incompetência ou total descaso do Estado, desinvestimento, desigualdade social e racismo. A esse conjunto de fatores podemos nomear de racismo ambiental, como sendo as injustiças sociais e ambientais que recaem sobre grupos étnicos vulnerabilizados e outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor. Não é coincidência. Tem raízes históricas e que definem quem nós somos enquanto país, infelizmente”.
SERVIÇO: SOS Pernambuco – Informações sobre como as pessoas podem apoiar o trabalho das organizações parceiras da ActionAid
Pontos de arrecadação para doações de alimentos, roupas, itens de higiene, etc.:
Etapas:
Rua da Soledade, 243, Boa Vista – Recife/PE
De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
Informações: (81) 3231-0745
Casa da Mulher do Nordeste:
Associação de Moradores de Caixa D’Água: Rua Francisco Gomes, nº 86, Caixa D’Água – Olinda/PE Informações: (81) 98633-7544 Angela Santana ou (81) 98556-4875 Zuleide
Espaço Mulher de Passarinho: Rua Jandaia, nº 5, Passarinho – Recife/PE
Informações: (81) 98352-3370 Evandra Dantas ou (81) 99864-4568 Edclea SantosCentro das Mulheres do Cabo:
Rua Padre Antônio Alves, nº 20, Centro – Cabo de Santo Agostinho/PE. Telefone: (81) 3524-9170 ou (81) 99511-1987
Para doações através de transferência bancária, via PIX:
Etapas – PIX CNPJ: 11.017.803/0001-75
Casa da Mulher do Nordeste – PIX E-mail: fmpefeminista@gmail.com
Centro das Mulheres do Cabo – PIX CNPJ: 08.146.755/0001-00
Veja outras formas de apoiar as ações da ActionAid nas comunidades em:
Para mais informações e pedidos de entrevista:
assessoria.imprensa@actionaid.org
Ana Carolina Morett (21) – 995021957