#OrgulhoDeDoar: ActionAid lança campanha online para incentivar cultura de doação
Ação foi elaborada para marcar o Dia de Doar, celebrado no Brasil na terça-feira, dia 27 de novembro
RIO DE JANEIRO, 27.11.18 – Para marcar o Dia de Doar, que neste ano de 2018 cai nesta terça-feira, dia 27 de novembro, e chamar atenção para a importância do desenvolvimento da cultura de solidariedade no Brasil, a organização internacional de combate à pobreza ActionAid acaba de lançar nas redes sociais a campanha #OrgulhoDeDoar.
Funciona assim: os usuários do Facebook e do Twitter podem adicionar o selo da campanha em suas fotos de perfil e, na hora de publicar, são convidados a contar por que têm orgulho de serem doadores. A ação é aberta a qualquer forma de engajamento por causas sociais, não apenas para os apoiadores da organização.
Valem histórias sobre doação financeira, de sangue, itens materiais e tempo, como trabalhos voluntários. Os relatos mais emocionantes serão publicados nos perfis da organização nas duas redes sociais. No Facebook, a página da ActionAid no Brasil conta com 110 mil fãs e, no Twitter, são cinco mil seguidores.
“Mesmo uma pequena doação pode ser transformadora. E são tantas causas necessárias… o importante é as pessoas escolherem os temas com que mais se identificam e se engajarem. Não precisa de muito. Basta afeto e dedicação. Cada um contribui como pode”, afirma Manuela Holtz, coordenadora de Captação de Recursos da ActionAid no Brasil. Ela completa:
“Aqui na ActionAid, por exemplo, com pouco mais de R$ 1,00 por dia, os brasileiros podem apoiar projetos como a construção de cisternas em regiões do semiárido para garantir água potável para crianças, famílias e comunidades, a fim de que enfrentem melhor os períodos de seca e evitem doenças; ou como a implantação quintais agroecológicos (hortas plantadas no quintal de casa, sem uso de agrotóxicos) em comunidades rurais, garantindo a alimentação de uma família por pelo menos 5 anos”.
Sobre o Dia de Doar
Surgida em 2012 nos Estados Unidos batizada como Giving Tuesday, a data é celebrada na terça-feira que sucede o Dia de Ação de Graças no país, uma resposta solidária à Black Friday, estimulando a reflexão sobre o consumismo.
Apesar da origem norte-americana, o movimento #GivingTuesday se espalhou pelo mundo, disseminando a importância da cultura de doação para uma sociedade mais generosa e solidária. Hoje, é uma campanha global, com mais de 45 países oficialmente participantes, incluindo o Brasil, onde ficou conhecida como Dia de Doar, ou Terça-feira Solidária.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização internacional de combate à pobreza presente em 45 países. No Brasil, está desde 1999, beneficiando aproximadamente 300 mil pessoas por meio de projetos de educação, agroecologia, geração de renda para mulheres, inclusão e cidadania.