ActionAid responde à explosão em Beirute com olhar para mulheres
A ActionAid lamenta profundamente a terrível explosão em Beirute que causou a morte de ao menos 130 pessoas, além de deixar cerca de 5 mil feridas. Estima-se que o número de mortos aumente e que a devastação na capital libanesa deixe mais de 300 mil pessoas desabrigadas.
“A população ferida está lotando os hospitais, que estão funcionando para além de suas capacidades. O número de mortos deve aumentar quando a operação de limpeza começar. Grandes estoques de alimentos e suprimentos médicos foram destruídos, deixando o Líbano com uma reserva de trigo para apenas 20 dias. Uma crise alimentar é iminente. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas perderam suas casas. Essas famílias vão precisar de abrigos alternativos o mais rápido possível”, afirma Caroline McCausland, diretora da ActionAid para a Região Árabe.
“A ActionAid está presente no Líbano, trabalhando com parceiros locais, no apoio às famílias já atingidas pela Covid-19 com suprimentos essenciais, como alimentos, kits de higiene, máscaras e abrigo. Metade da população do Líbano já vive abaixo da linha da pobreza. A população enfrenta a crise de refugiados, a economia em colapso, a pandemia – e agora, esse desastre”.
“A prioridade da ActionAid em emergências é sempre garantir a segurança de mulheres e meninas, que enfrentam os maiores perigos decorrentes de um desastre”.
Para contactar porta-vozes e obter mais informações, entre em contato com: assessoria.imprensa@actionaid.org.