Ordem de evacuação de hospitais em Gaza é ‘violação do direito internacional’, alerta a ActionAid
Forças militares israelenses ordenaram a evacuação de 22 hospitais na Faixa de Gaza. No entanto, para milhares de pessoas, as unidades de saúde são os únicos abrigos possíveis nesse momento de conflito. Atualmente, 35 mil pessoas estão dentro do Al-Shifa, maior hospital de Gaza.
Bisan, uma jovem voluntária humanitária da ActionAid na Palestina, relata: “É surpreendente que ainda estamos vivos. Antes que virasse um abrigo, o Al-Shifa era um dos maiores e mais importantes hospitais da Faixa de Gaza. As condições aqui são de profunda miséria. Estamos sem água, sem comida, sem itens de higiene. As pessoas estão deitadas pelas ruas, pelos corredores do hospital, e por toda a área interna.” Assista ao vídeo.
A evacuação forçada de hospitais não é apenas uma violação do direito internacional, mas também uma grave ofensa à humanidade. São muitas pessoas feridas e em sofrimento, que precisam de tratamento e de cuidados urgentes. Esta imposição agrava a já terrível situação humanitária e coloca pacientes e profissionais de saúde em grave risco de morte.
A comunidade internacional deve estar unida para exigir que as ordens de evacuação sejam interrompidas, e para garantir a proteção das unidades de saúde e dos trabalhadores durante este período de conflitos.
A ActionAid segue apelando por um cessar-fogo e pelo fim desse ciclo de violência crescente. A organização também pede a criação de um corredor humanitário, onde seja possível fornecer assistência e medicamentos, e que seja um espaço de segurança para as pessoas e toda a infraestrutura que são necessárias. Hospitais, escolas e abrigos devem estar protegidos dos combates, não devem ser tomados por combatentes, e não podem se tornar alvos deliberados.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 15 milhões de pessoas que vivem em mais de 40 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo, equitativo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida digna e estejam livres da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar a justiça social, a igualdade de gênero e para erradicar a pobreza.
Para mais informações:
assessoria.imprensa@actionaid.org