No mês das mulheres, ActionAid lança campanha para transformação da realidade de agricultoras familiares
Os últimos dados do Censo Agropecuário (2017), mostram que apenas 1 em cada 5 áreas de cultivo eram lideradas por mulheres. Em mais de 20 anos no Brasil em prol da justiça social, a ActionAid confirma que são elas que cultivam a terra com objetivos de subsistência de suas famílias, que produzem comida realmente saudável, e que promovem os cuidados com a natureza e com as pessoas.
Mas, por entender que as agricultoras ainda têm pouco espaço na participação das decisões dentro e fora de casa, especialmente na comercialização de produtos e no acesso a políticas públicas, a ActionAid lança, no mês das mulheres, a campanha Mulheres da Terra, uma iniciativa de transformação por meio da agroecologia baseada no sucesso de mais desses 20 anos da organização no país.
Cristina Barbosa, de 37 anos, é uma das agricultoras que se beneficiou da atuação da ActionAid e organizações parceiras no semiárido baiano. Ela se via como uma “jovem da roça”, e recorda que, antes do apoio, produzia tão pouco alimento que mal supria o consumo em casa. Ela se vinculou a uma cooperativa agroecológica, se beneficiou da instalação de uma cisterna e participou de vários treinamentos. Os processos se tornaram mais dinâmicos e produtivos – ela se tornou comerciante na feira de orgânicos do município. A renda começou a aparecer e o exercício de cidadania e direitos se tornou uma realidade possível.
“Eu não me sentia reconhecida, porque não era mesmo. Passei a conhecer meus direitos como cidadã. Os projetos da ActionAid vão além das atividades com crianças. Convidam as mulheres para rodas de conversa sobre direitos, sobre enfrentamento à violência contra a mulher. Por exemplo: eu, como uma jovem da roça, não sabia que existia a nona série, mas sonhava com isso. Aí num seminário descobri que poderia até fazer universidade pública, soube que saúde é um direito e que existem outras políticas públicas, e isso me marcou”.
A nova realidade de Cristina enfrenta as estatísticas. O Censo Agropecuário de 2017 mostra que os homens não só controlam a maioria dos estabelecimentos agrícolas, sendo os dirigentes da maior quantidade deles (87,32%), mas estão presentes em áreas maiores (81,70%). Está no Nordeste a maior parte desses estabelecimentos dirigidos por mulheres (57%), e a região concentra ainda o maior percentual de estabelecimentos dirigidos por mulheres pardas (61%) e pretas (24%) e melhores condições legais da terra.
“Entendemos que essas agricultoras são agentes da mudança em suas comunidades e precisam estar capacitadas e terem as condições necessárias para impulsionar esta transformação”, conta Julia Rockenbach, coordenadora de Mobilização de Recursos com Doadoras e Doadores da ActionAid.
Na casa de Maria Agnelina, outra agricultora que conta com apoio da ActionAid, tanto ela quanto suas duas filhas conseguiram chegar à graduação em nível superior a partir da renda gerada por sua produção de alimentos. Agnelina hoje é graduada em História e tem pós-graduação em Educação do Campo. A agricultora de 50 anos vibra com as conquistas e o próprio esforço. Mas sonha com uma vida melhor para todas as mulheres e suas famílias, que só se torna possível com políticas públicas adequadas:
“Hoje o que coloca a comida na minha mesa é meu esforço e o resultado do meu empoderamento. Os espaços que ocupo para buscar melhorias para mim e minhas filhas. O suor do meu rosto, que eu batalho, coloca a comida na minha mesa. E tenho prazer em fazer isso. Se hoje tenho vontade de ter uma roupa ou sandália melhor, eu luto, produzo e consigo. Se quero ter uma uma alimentação melhor, ter uma saúde melhor, eu luto e consigo. Mas sempre evoluindo e defendendo as políticas públicas que possibilitem que eu lute e consiga as melhorias para mim e para todos nós”.
Serviço Campanha Mulheres da Terra
Com a contribuição de um pequeno valor mensal (pouco mais de R$ 1 por dia), doadoras e doadores do país inteiro podem ajudar a impactar a vida de milhares de mulheres e suas comunidades. A doação pode ser feita pelo site Mulheres da Terra ou por telefone 0800 940 4420.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 15 milhões de pessoas que vivem em mais de 40 dos países mais empobrecidos do mundo. No Brasil, está presente em mais de 540 comunidades de 12 estados, com cerca de 300 mil pessoas beneficiadas. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos tenham direito a uma vida digna e estejam livres da pobreza e da opressão. Trabalhamos por justiça social e climática, por igualdade de gênero e erradicação da pobreza.
Para mais informações e solicitações de entrevistas:
assessoria.imprensa@actionaid.org
Ana Carolina Morett / 21 995021957
Matheus Vieira / 21 999241628