Dia de Doar: 5 motivos para ter orgulho de doar para a ActionAid
Está chegando mais um Dia de Doar! No dia 3 de dezembro, milhões de pessoas em todo o mundo irão celebrar a cultura da doação, inspirando outras pessoas a fazerem o bem.
Nós da ActionAid estamos há 20 anos no Brasil e, aqui, nossa rede de solidariedade conta com mais de 20 mil pessoas que, juntas, colaboram por um mundo mais justo, sustentável, equitativo, digno e fraterno.
É com a solidariedade dos nossos doadores brasileiros que somos capazes de alcançar mais de 2.4 mil comunidades em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas no Brasil, além de apoiar projetos na África do Sul, Burundi, Guatemala, Haiti, Moçambique, Nepal, Uganda e Somalilândia, levando ajuda àqueles que vivem em situação de pobreza e têm seus direitos negados.
Por isso, neste Dia de Doar, listamos 5 motivos para você ter orgulho de fazer parte da nossa rede do bem:
1 – Somos um movimento global de pessoas que trabalha por um futuro comum
Temos mais de 40 mil “ActionAiders” trabalhando em 46 países para desenvolver 348 projetos, implementados em conjunto com 1.955 parceiros locais. Em 2018, beneficiamos diretamente 5.915.648 pessoas, das quais cerca 1.435.021 eram crianças. Tudo Isso foi possível com os 210 milhões de euros de receita arrecadada com doações de todo o mundo.
2 – Acreditamos no poder das pessoas
Para nós, a melhor forma de superar a pobreza é desenvolver o potencial das pessoas, criando pontes entre aqueles que querem ajudar e aqueles que precisam de apoio para terem suas vidas transformadas. Por isso, investimos na capacidade das pessoas de criar mudanças para si mesmas e suas comunidades.
Para isso, atuamos tanto em regiões rurais quanto urbanas, em parceria com organizações locais para identificar os principais desafios e pensar em soluções em conjunto com as comunidades. Juntos, desenvolvemos projetos de longo prazo que capacitem aqueles que mais precisam, para potencializar suas estratégias e criar alternativas para suas vidas. Assim, promovemos mudanças estruturais, garantindo os direitos básicos das pessoas como alimentação segura, educação, saúde e igualdade entre homens e mulheres. Saiba como isso acontece.
3 – Empoderamos meninas e mulheres
Empoderando mulheres e meninas, trabalhamos para que elas tenham autonomia e uma vida livre de violência. Nossa experiência de 40 anos em mais de 40 países nos mostra que as mulheres são as principais agentes de mudança dentro das comunidades e por isso o nosso trabalho foca na capacitação de mulheres e meninas para impulsionar esta transformação.
Por isso, trabalhamos para fortalecer os direitos das mulheres, apoiando projetos de capacitação, geração de renda, agricultura sustentável e combate à violência. Incentivamos que elas sejam protagonistas das mudanças que desejam para si e para o mundo, apoiando suas estratégias de superação da pobreza e desigualdade. Uma história que simboliza bem esse trabalho é a de Solange, uma mulher de 40 anos, indígena, agricultora, que com o nosso apoio, conseguiu avanços na participação feminina e no combate à violência doméstica na comunidade em que vive. Veja como.
4 – Apoiamos uma agricultura familiar sustentável e sem veneno
Acreditamos que todas as pessoas têm direito a uma alimentação segura e de qualidade e isso depende do uso responsável do solo, água, florestas. Por isso, em todo o mundo, a ActionAid vem promovendo práticas de agroecologia, uma agricultura sem veneno, sustentável e resiliente ao clima, que convive com o meio ambiente, preserva sementes nativas e diversifica o cultivo. Em parceria com as organizações locais, trabalhamos para garantir que agricultores e agricultoras familiares tenham controle sobre suas fontes de alimentos e modo de vida. No interior da Paraíba, Dona Ligória é um exemplo de como a agroecologia muda vidas. Conheça essa história.
5 – Apoiamos os defensores da natureza contra as mudanças climáticas
Vencer a pobreza no Brasil é ao mesmo tempo uma agenda local, nacional e global, pois significa enfrentar causas das mudanças climáticas e da escassez de água doce no mundo. As comunidades dependentes dos recursos naturais são as mais atingidas pelas mudanças climáticas e pela degradação ambiental e, ao mesmo tempo, as maiores defensoras dos bens comuns (como a água, terra e florestas) que beneficiam a toda sociedade, pois seus modos de vida respeitam seus ecossistemas nativos.
Por isso, trabalhamos para apoiar povos indígenas e comunidades tradicionais, como as Quebradeiras de Coco Babaçu, e participamos de mobilizações, como a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, da qual fazemos parte desde 2016. Com apoio dos nossos doadores, conseguimos mais de meio milhão de assinaturas da petição pela aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, entregue ao Congresso Nacional. Entenda.
Mostre seu #OrgulhoDeDoar
Juntos, temos muito para nos orgulhar. Mostre você também seu #OrgulhoDeDoar para a ActionAid. Compartilhe sua história com a gente nas redes sociais e troque sua foto de perfil do Facebook usando um dos nossos filtros especiais! Escolha um tema entre Agroecologia, Direitos das Mulheres, Educação e Vencer a Pobreza e mostre seu orgulho.
Não se esqueça de usar as hashtags #OrgulhoDeDoar e #DiaDeDoar, além de marcar nossos perfis no Instagram, Facebook e Twitter.
Publicaremos os depoimentos mais emocionantes nas nossas redes, mostrando a muito mais pessoas porque é tão importante fazer a diferença.
A origem do Dia de Doar
Surgida em 2012 nos Estados Unidos batizada como Giving Tuesday, a data é celebrada na terça-feira que sucede o Dia de Ação de Graças no país, uma resposta solidária à Black Friday, estimulando a reflexão sobre o consumismo.
Apesar da origem norte-americana, o movimento #GivingTuesday se espalhou pelo mundo, disseminando a importância da cultura de doação para uma sociedade mais generosa e solidária. Hoje, é uma campanha global, com mais de 45 países oficialmente participantes, incluindo o Brasil, onde ficou conhecida como Dia de Doar, ou Terça-feira Solidária.
Em 2019, a Giving Tuesday cai no dia 3 de dezembro, mas você pode se tornar um doador em qualquer época do ano.