Publicações
Clique nos ícones para filtrar o tipo de publicação.
Relatório Anual 2021
Saiba mais
10 Dec 2022
O ano de 2021 no Brasil foi marcado por uma série de desafios relacionados às desigualdades sociais, agravados
pelo contexto pós-pandemia de COVID-19. A crise sanitária causada pela pandemia acentuou as disparidades
existentes no país, atingindo de forma mais severa os grupos mais vulneráveis.
Reconhecer para erradicar: O impacto das desigualdades de gênero e raça na manutenção de vulnerabilidades
Saiba mais
06 Sep 2021
Reconhecer para erradicar: O impacto das desigualdades de gênero e raça na manutenção de vulnerabilidades
Data de publicação: 06/09/2021
Número de páginas: 64
Relatório tem como meta ajudar na identificação e na avaliação dos impactos das desigualdades de gênero e étnico-raciais, importantes determinantes da pobreza e da insegurança alimentar no Brasil. Este documento faz parte do projeto “Agenda 2030 no Brasil: difusão e promoção dos ODSs 1 e 2”, em que ActionAid foi selecionada no II Edital de Seleção Interna de Projetos do GTSC-A2030, com financiamento de União Europeia.
DownloadSobrevivendo à Covid-19: por uma resposta voltada para mulheres
Saiba mais
25 Jun 2020
Sobrevivendo à Covid-19: por uma resposta voltada para mulheres
Data de publicação: 25/06/2020
Número de páginas: 17
A ActionAid monitorou as usuárias de serviços e os encaminhamentos de mulheres para abrigos e linhas diretas em sete países da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. Os dados de março a maio de 2020, período do isolamento, foram comparados a dados de anos anteriores. As novas descobertas mostram que, embora a violência doméstica tenha aumentado em todo o mundo, os serviços em todo o mundo estão sendo cortados ou encerrados, deixando as mulheres presas a famílias perigosas – ou forçadas a retornar a elas.
DownloadWho Cares for the Future
Saiba mais
14 Apr 2020
As mulheres possuem uma carga exaustiva de trabalho doméstico e de cuidados, desproporcionalmente maior que a dos homens. O relatório “Quem cuida do futuro?” faz uma análise rigorosa de programas e políticas do Fundo Monetário Internacional e de seus efeitos na provisão de serviços públicos em países pobres e em desenvolvimento, em especial sobre serviços que podem atenuar a carga de trabalho economicamente não reconhecida das mulheres. O estudo traz ainda elementos importantes para rediscutirmos a nova crise da dívida pública e sugere formas de criar um sistema de impostos progressivos, abrindo mais possibilidades de investimentos em serviços públicos sensíveis a gênero. Uma análise que se torna ainda mais essencial diante dos desafios relacionados ao novo Coronavírus.
DownloadRelatório Anual 2017
Saiba mais
10 Aug 2018
A contínua solidariedade de pessoas como você que apoiam nosso trabalho é fundamental para que a luta contra a pobreza seja bem-sucedida. Em nome de crianças e famílias no Brasil e no mundo a quem nos dedicamos queremos agradecer profundamente seu apoio e compromisso.
DownloadLivro: Mulheres e Agroecologia
Saiba mais
18 Mar 2018
A troca de experiências entre agricultores não é uma prática recente. Essa troca de conhecimento sempre se deu em espaços públicos, tal como nas feiras de comercialização. Porém, atualmente, esse processo vem sendo apoiado por organizações de assessorias que entendem que o conhecimento dos agricultores deve
ser valorizado e expandido. O incentivo à sistematização e reflexão sobre experiências, bem como a promoção de eventos de intercâmbio entre agricultores(as) e técnicos(as) e de trocas de experiência têm sido importantes instrumentos de fortalecimento da agroecologia e dos(as) agricultores(as).
De Quem é a Cidade?
Saiba mais
01 Dec 2017
O relatório “De quem é a cidade? Uma avaliação da segurança urbana para mulheres em 10 países” mede a situação da segurança urbana para as mulheres, inclusive o Brasil. O estudo tem como desdobramentos um ranking desses países e recomendações de medidas a serem adotadas pelos governos para tornar suas cidades mais seguras para as mulheres.
Download