Notícias
Veja a programação do “Seminário Racismo Ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal”, realizado pela ActionAid
Veja a programação do “Seminário Racismo Ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal”, realizado pela ActionAid
Nos dias 4 e 5 de junho de 2024, acontece no Rio de Janeiro o “Seminário Racismo Ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal?”, realizado pela ActionAid, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e o Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), com apoio da Fundação Heinrich Böll e do Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).
O seminário busca fortalecer estratégias de enfrentamento ao racismo ambiental, e promoção de diálogos para defesa dos territórios e construção de políticas públicas, em rede de colaboração entre organizações comunitárias, instituições de ensino e pesquisa, poderes públicos e o setor privado.
Realizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio de Janeiro, o seminário é gratuito, com transmissão ao vivo através do canal da ActionAid Brasil no YouTube.
O “Seminário Racismo Ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal?” faz parte das ações que celebram os 25 anos da ActionAid no Brasil, onde já atuamos em mais de 2.400 comunidades e beneficiamos mais de 300 mil pessoas.
🗓️ 4 e 5 de junho de 2024
9h30 às 12h – Mesa de Abertura: Racismo ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal?
Participantes: Thuane Nascimento (PerifaConnection), Ana Paula Brandão (ActionAid), Andréia Coutinho (Centro Brasileiro de Justiça Climática), Acácio Jacinto (EBC), Roberto Medronho (Reitor UFRJ). Mediação: Junior Aleixo (Actionaid)
11h às 12h – Interação com a plateia / perguntas
14h às 15h30 – Território de Partilha: Produção de dados nas quebradas
Participantes: Kayo Moura (LabJaca), Fran Paula (CONAQ), Naira Santa Rita e Matheus Pereira (Instituto DuClima). Mediação: Maurício Dutra (Redes da Maré).
15h30h às 17:30h – Mesa: Repensando uma educação ambiental antirracista: infância, juventude e clima
Participantes: Thaís Brianezi (ECA/USP), Thuérzia Souza (Projeto Meninas em Movimento Pela Educação – CMC), Carolina Silva (ActionAid). Mediação: Luciana Ribeiro (Projeto SETA).
9h30 às 10h30 – Território de Partilha: Defensoras da terra e do clima: extrativismo e cuidado
Participantes: Beatriz Nunes (Acquilerj), Zezé Pacheco (CPP), Maria Ednalva Ribeiro da Silva (MIQCB). Mediação: Sarah Moreira (GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia).
10h30 às 12h30 – Mudanças Climáticas, Mobilidade Urbana e Ocupação das Cidades
Participantes: João Paulo Serra (Tapajós de Fato), Carlos Humberto (Diáspora Black), Sarah Marques (Caranguejo Tabaiares). Mediação: Mirella Novaes (UNAS – Observatório de Olho na Quebrada).
14h às 15h30 – Mesa: Políticas públicas de enfrentamento ao racismo ambiental, para questões climáticas, ambientais e agrárias
Participantes: Tainá de Paula (Vereadora do município do Rio de Janeiro), Mônica Cunha (vereadora do município do Rio de Janeiro), Roselita Vitor (Polo da Borborema). Mediação: Dandara Oliveira (ActionAid).
15h30h às 17h – Encerramento: Entre o rural e o urbano: a produção espacial do racismo ambiental
Participantes: Raimundo M. Benjamim (Ray Baniwa / Rede Wayuri), Samuel Caetano (CAA/CNPCT). Mediação: Junior Aleixo (Actionaid)
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.