Uma bicicleta para poder estudar
Infelizmente, a distância das escolas é um imenso desafio para a educação nas zonas rurais da Zâmbia. Na província de Muchinga, das cerca de mil escolas da região apenas 225 estão localizadas nas comunidades. Com isso, as crianças têm que andar até 10 km diariamente para conseguir estudar, o que contribui para as altas taxas de analfabetismo. Para as meninas essa realidade é ainda mais desafiadora, pois além de enfrentar a longa distância e seus perigos até a escola, elas precisam cuidar da casa. Cansadas, muitas vezes elas não conseguem estudar.
Para saber o que é ter que caminhar uma longa distância para estudar, fiz o percurso da escola para a casa de uma aluna e cheguei tão cansada que não consegui voltar para a escola. Isso me inspirou a trabalhar mais em solidariedade com a comunidade para melhorar suas vidas.
Exilda Chisongo, equipe da ActionAid na Zâmbia.
Preocupados com o aumento gradativo da quantidade de crianças ausentes nas aulas, alguns pais e membros da comunidade de Changalilo nos procuraram para encontrar uma solução. Foi então que oferecemos bicicletas para 325 crianças e jovens, sendo 207 delas meninas, para facilitar seu ir e vir. Agora elas estão menos cansadas e chegam na hora!
Rozena Bwalya é um grande exemplo de mudança. Sua performance melhorou e ela conseguiu passar de ano para o ensino médio junto com outras nove meninas que ainda estavam na sua turma. Pode parecer um número baixo, mas antes apenas duas ou três conseguiam chegar ao ensino médio. Depois da nossa ação com a distribuição de bicicletas, a maior parte das escolas da comunidade viram o número de faltas, abandono e casamento infantil diminuírem. Uma grande vitória!
Estou muito feliz por ter recebido a bicicleta da ActionAid, ela me ajuda a chegar cedo todas as manhãs e a melhorar as minhas notas. Eu costumava perder aula, porque minha escola fica a 7 km e tenho que atravessar dois córregos. Depois de ter receber a bicicleta passei a ter tempo de estudar e não fico mais tão cansada.
Rozena Bwalya.