Notícias
Racismo ambiental é tema de música composta por crianças apadrinhadas pela ActionAid em Heliópolis
Racismo ambiental é tema de música composta por crianças apadrinhadas pela ActionAid em Heliópolis
“Nossa voz é uma arma contra o racismo ambiental”, começa a música composta pelas crianças do Centro da Criança e do Adolescente Cidade do Sol – Imperador, em Heliópolis, São Paulo. Com o apoio da UNAS e do programa de Apadrinhamento da ActionAid, as crianças têm aulas de música e aprendem a tocar instrumentos musicais e foi nessas aulas que elas decidiram compor a música “Racismo Ambiental”.
A música, que conta um pouco sobre o impacto que o racismo ambiental causa no dia a dia das crianças e sobre eventos marcantes como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, foi apresentada no Festival Helipa Music, um evento cultural realizado por e para crianças e adolescentes dos projetos sociais da UNAS, com o objetivo de proporcionar um espaço para que eles possam se expressar por meio da arte e da cultura, reforçando também o papel da música como ferramenta de transformação social.
Rayanne Galdino, uma das educadoras que acompanhou as crianças no processo de composição, conta que apesar de ser um conceito muitas vezes confuso para alguns adultos, as crianças entendem muito bem o que é racismo ambiental.
“Se a gente parar pra pensar, nem precisamos trazer essa realidade pra eles, são eles que trazem pra nós. A gente vive em um território com muito lixo, até aqui na frente do CCA mesmo. Acontece muito descarte e as próprias crianças veem, tem essa impressão e veem como é ruim. Então a gente trabalha muito isso com eles, mas priorizamos os debates que eles trazem pra gente”.
Kemilly, 8 anos, foi uma das autoras da composição e, coincidentemente, sonha em ser cantora quando crescer.
“Não estou nervosa (para participar do festival), estou animada, porque já participei das outras vezes. Falamos sobre a nossa quebrada, nossa favela, então foi tranquilo pra mim”.
Este ano o tema do festival foi o Direito à Cidade, e todas as apresentações das crianças abordaram essa temática de alguma forma. Além de apresentações musicais, as crianças e adolescentes também apresentam peças teatrais e outras formas de manifestações culturais. Além de promover a cultura, o evento também promove inclusão social, o empoderamento dos jovens e a união entre os moradores da comunidade.
“Racismo Ambiental”
Nossa voz é uma arma
Contra o racismo ambiental
Eu vejo lixo nas ruas
Pessoas passando mal
Isso não é legal
E prejudica o futuro
Muita sujeira no chão
E pixação pelos muros
Preto, pobre, favelado
Morando em barracos
Sem condições, água limpa
Nem esgoto encanado
Más condições gera dengue
Não deixem água parada
Acúmulo de doença
Que infesta a quebrada
São as enchentes do sul
Algo que não é normal
Chuva forte alagamento
Uma tragédia fatal
Poluição do local
Muita lama espalhada
Destruição em geral
Vidas foram levadas
Quem ficou perdeu casa
Comida, roupa, emprego
Perdeu a chance de ter
E viver no sossego
Todos nós temos sonhos
Hoje a noite eu sonhei
Que o mundo era lindo
Como imaginei
Não basta saber
É preciso aplicar
Não basta querer
É necessário lutar
Para o mundo mudar
E poder ser melhor
Todos temos que cuidar
Com esforço e suor
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.