Notícias
Projeto SETA, realizado pela ActionAid, participa de reunião com Ministério da Igualdade Racial na ONU
Projeto SETA, realizado pela ActionAid, participa de reunião com Ministério da Igualdade Racial na ONU
Durante a terceira edição do Fórum Permanente de Afrodescendentes, evento da ONU que está sendo realizado em Genebra, na Suíça, o Projeto SETA, iniciativa realizada pela ActionAid, cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista, se reuniu com o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
O SETA foi representado por Ana Paula Brandão, Diretora Programática na ActionAid no Brasil e Gestora do SETA; Dandara Oliveira, Especialista em Juventude e Raça da ActionAid no Brasil e em Articulação e Advocacy do Projeto; Adriana de Cássia Moreira, Coordenadora de Equidade Racial e Educação da UNEafro Brasil; e Ivone de Mattos Bernardo, integrante da diretora da CONAQ. O encontro teve como finalidade ouvir o que os representantes da sociedade civil esperavam do fórum, o que poderia ser feito diferente e recomendações de pautas para o Ministério.
“Foi um encontro importante para levarmos a pauta da educação antirracista e reforçarmos a relevância dela estar inserida tanto no Fórum e outros espaços da ONU, e, também, em ambientes de educação”, comentou Dandara Oliveira, que durante sua fala na reunião, comentou a respeito da falta de representatividade brasileira e latino-americana como membros oficiais nos mecanismos da ONU, no CERD (Comitê de Eliminação da Descriminação Racial) e no grupo de especialista na população afrodescendentes (Working Group of Experts on People of African Descent).
“A Relatoria sobre Direito à Educação, por exemplo, nunca visitou o Brasil. Outros mecanismos visitaram há mais de 10 ou 15 anos. Por isso, é importante que o Governo pressione para que ocorram essas agendas no país e, com isso, possam construir dados sobre a nossa realidade dentro do tema da educação além de termos mais referências e elementos para incidência nacional e internacional da sociedade civil, sempre com o objetivo de enfrentamento ao racismo, de reforçar e cobrar acordos internacionais em prol da população afrodescendente”.
Também estiveram presentes na reunião a delegação brasileira, a representação brasileira diplomática, com a bancada dos deputados, a bancada negra dos deputados e organizações da sociedade civil.
O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid Brasil, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.