No Maranhão, crianças e adolescentes aprendem sobre respeito às diferenças
O respeito às diferenças é fundamental para a educação das crianças e a construção de um mundo mais justo e inclusivo. Por isso, escolhemos esse tema para trabalhar com as crianças e adolescentes que participam do Programa de Apadrinhamento, em 2018.
No mês de novembro, o tema foi trabalhado em escolas de quatro comunidades rurais maranhenses dentro do projeto “Amiguinhos da ASSEMA”, promovida pelos nossos parceiros da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA).
A ação envolveu 452 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens, com a realização de oficinas de formação e gincanas educativas dentro da temática abordada. As atividades foram realizadas de 3 a 9 de novembro em escolas nas comunidades de São Manoel em Lago do Junco e São José dos Mouras, no município de Lima Campos; na Comunidade Mangueira, em Peritoró, e em Centro dos Cocos, no município de São Luís Gonzaga.
“São muitas as formas de preconceitos ainda existentes na sociedade, seja de gênero, de cor, de religião, de poder aquisitivo e até mesmo pela própria condição de morar no meio rural”, explica a coordenadora do projeto, Betsaida de Sousa Moreira.
O respeito à diversidade e a divisão justa do trabalho doméstico são temáticas relevantes e foram trabalhadas de maneira educativa e lúdica
A ASSEMA trabalha em parceria com a ActionAid para conscientizar e sensibilizar para vencer as barreiras do preconceito nas comunidades rurais. O projeto é realizado desde 1999, cada ano com uma temática diferente, com o objetivo de formar cidadãos conscientes dos seus direitos.