Capacitando mulheres para liderar a recuperação do Haiti
Desde outubro de 2016, o Haiti vem sofrendo com as consequências do impacto do furacão Matthew no país. Nos locais mais atingidos, mulheres e meninas são os grupos mais vulneráveis e enfrentam riscos maiores de todas as formas de violência.
A ActionAid está mudando este cenário no país. Na região norte, nos últimos dois anos foram construídos quatro Espaços Amigos das Mulheres, que têm como objetivo desenvolver a capacidade dos membros da comunidade, em particular as mulheres, de proteger suas famílias e seus filhos contra a violência, além de realizar capacitações para geração de renda e treinamentos para liderança de mulheres em situações de emergência.
Os participantes aprendem sobre as estruturas legais e sociais, bem como os recursos existentes para proteger as mulheres. Além disso, discutem como prevenir diferentes tipos de violência em sua comunidade e as ações que devem ser tomadas, tanto após emergências quanto em casos de violência.
Nadège tem 33 anos e tem uma filha de 6 anos. Ela é diretora de um jardim de infância e secretária geral de uma organização de solidariedade a mulheres no norte do Haiti. Ela participou de vários cursos de treinamento da ActionAid e também ajudou a coordenar a construção dos espaços para mulheres.
É muito importante que as mulheres desempenhem um papel de liderança durante as emergências. Isso ajuda a evitar violações sérias, como a violência contra as mulheres. A ajuda também atinge mais as pessoas locais quando as organizações de mulheres locais estão envolvidas.
Ela destaca a importância da criação desse tipo de espaço:
Os Espaços Amigos das Mulheres são muito importantes, pois são um espaço para as mulheres se organizarem. Por exemplo, as mulheres podem querer organizar um evento sobre solidariedade ou direitos, mas não têm dinheiro para sediar reuniões. Além disso, se houver uma violação de direitos, esses espaços podem ser um local para fazer reclamações e lidar com eles. Precisamos de ainda mais espaços como esses.
Depois do furacão Matthew, a ActionAid e sua parceira KPGA, juntamente com mulheres líderes em emergência, forneceram treinamentos e documentação para cerca de 3 mil pessoas em comunidades do norte do Haiti. Além disso, 1 mil mochilas escolares e acessórios foram distribuídos para crianças extremamente afetadas pelo furacão, o que ajudou os pais a economizar dinheiro para cultivar suas plantações e garantir a escolarização de seus filhos.