Mulheres e meninas liderando seus próprios destinos em Gana
Em Gana, é esperado que mulheres e meninas tenham um papel subalterno na sociedade, seja em casa, na escola, igreja ou na comunidade como um todo. Isso limita o desenvolvimento das meninas e compromete seu futuro. Para ajudar a construir lideranças femininas, a ActionAid em Gana criou Clube de Meninas em escolas de ensino médio para empoderá-las, aumentar sua confiança e fortalecer o combate à violência de gênero.
Ao todo, 1.750 meninas de 40 comunidades participam das nossas atividades. Mais de 200 dessas meninas conseguiram ser admitidas em universidades nos últimos 6 anos. Elas estão envolvidas em vários programas de capacitação, como oficinas de confiança, de direitos e deveres das crianças e adolescentes e de prevenção ao abuso infantil. Realizamos reuniões, onde elas podem compartilhar e aprender com experiências de meninas de outros clubes. Os clubes são lugares seguros e também servem como uma plataforma para elas encontrarem soluções para seus problemas.
Nas comunidades de Tizza e Sentu, duas meninas de 16 anos foram eleitas representantes de suas escolas, as primeiras meninas da história das escolas. Paschalina conta como o clube foi fundamental para a sua vida:
Estou muito feliz por ser a primeira prefeita da minha escola. Eu achava que essa posição era só para meninos até que um dia eu conheci no Clube de Meninas uma história de uma menina que havia sido eleita prefeita da sua escola. Perguntei para o diretor do colégio se eu podia concorrer e ele disse que sim. Alguns meninos não gostaram e foram reclamar, mas consegui concorrer mesmo assim. Além de ser a segunda melhor aluna da minha turma, consegui ganhar as eleições, concorrendo com outros 4 meninos! Isso só foi possível por causa do clube.
Entrei no Clube de Meninas há três anos, no primário. Naquela época eu era muito tímida e não era confiante. Com o tempo, fui me tornando mais segura. Em 2016, fui escolhida para participar de um treinamento da ActionAid como educadora de prevenção ao casamento infantil. Isso me ajudou a conhecer meus direitos e adquirir qualidades de liderança. Assim, me tornei prefeita.
Tenho conseguido influenciar outras meninas a mudar seu comportamento em relação à sua educação. Todas as garotas do meu colégio que não faziam parte do clube agora se juntaram a nós. Tenho orgulho de ser parte do Clube de Meninas. Agradeço à ActionAid e aos doadores pelo apoio.