Notícias
Adolescentes do projeto Meninas em Movimento protagonizam oficina no Festival Mulheres do Mundo – WOW
Adolescentes do projeto Meninas em Movimento protagonizam oficina no Festival Mulheres do Mundo – WOW
“Abriu meu horizonte”. Foi assim que a adolescente Sandy Helena, de 15 anos, resumiu a experiência que teve ao lado das amigas Laura Rakelly, 14 anos, e Yasmin, 16 anos, durante o Festival Mulheres do Mundo WOW 2023, que aconteceu de 26 a 29 de outubro no Rio de Janeiro.
As três jovens são lideranças do projeto Meninas em Movimento e saíram do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, para compartilhar as vivências que tiveram com a campanha Todas Juntas Vencem, desenvolvida dentro do projeto com o protagonismo de 210 adolescentes da periferia da Região Metropolitana do Recife.
A convite da ActionAid, elas viajaram para o Rio de Janeiro pela primeira vez, acompanhadas da comunicadora Manina Aguiar e da assistente social Glauce Barbosa, da equipe do Centro das Mulheres do Cabo, para conduzirem uma oficina de mídia e advocacy baseada na campanha.
Para mim, foi incrível e inovador estar representando as meninas do projeto Meninas e Movimento e falando um pouquinho da nossa campanha Todas Juntas Vencem, que é uma campanha tão importante para todas as pessoas. Foi maravilhoso para mim estar lá espalhando nosso conhecimento, conta Laura Rakelly.
A campanha Todas Juntas Vencem tem como mote promover a prevenção e o enfrentamento ao assédio, à exploração e à violência sexual contra crianças e adolescentes. Lançada em 2022, a campanha vem realizando uma série de ações presenciais e nas redes sociais para desnaturalizar a cultura do assédio, ensinando outras meninas e sensibilizando suas comunidades a identificarem, se protegerem e a denunciarem as várias formas de violência sexual. A oficina no Festival Mulheres do Mundo WOW 2023 foi a primeira ação da campanha fora de Pernambuco.
Na oficina, que aconteceu na tarde do sábado, 28 de outubro, no Museu de Arte do Rio – MAR, Laura, Sandy e Yasmin fizeram um chamado para que meninas e mulheres pudessem conhecer os direitos que elas têm sobre os seus corpos e, a partir disso, possam se defender – conscientizando participantes sobre o assunto e acessando as ferramentas próprias de denúncia e proteção.
Yasmin descreve a experiência à frente da oficina como “engrandecedora”:
Adorei fazer a nossa oficina do Todas Juntas Vencem, para apresentar nossa campanha e levar nossa temática para as pessoas. Perceber que as pessoas também lutam por esse motivo, por essa causa que é a prevenção à violência sexual. Foi maravilhoso demais poder ver outras meninas se identificando e lutando pela nossa causa.
Durante a oficina, elas propuseram um desafio: a cada pergunta sobre a vivência de situações de assédio e de opressões de gênero, as pessoas que participaram da oficina dariam um passo à frente. Ao final, praticamente todas as meninas e mulheres haviam passado pelas mesmas situações descritas. O resultado surpreendeu Sandy Helena:
Foi muito incrível saber que tem mulheres fortes que enfrentam todos os dias as mesmas coisas que a gente e que por mais que algumas sejam de outros países ou que sejam de outro estado, todas nós lutamos pela mesma causa e podemos vencer esse abuso, esse assédio e essa violência sexual que todo dia nós mulheres sofremos.
Para Sandy, a participação no festival foi muito importante como espaço de multiplicação de conhecimento e também de compartilhamento de experiências.
Pudemos compartilhar um pouco do que a gente viveu e aprendeu na nossa campanha. Então foi algo muito especial saber que meninas, mulheres e até mesmo homens pegaram um pouco daquilo que a gente falou e multiplicaram para pessoas, para amigos, para amigas. Então, acredito que o mais importante de tudo isso é saber que nós temos o nosso lugar de fala, que nós podemos sempre multiplicar aquilo que a gente aprendeu sobre assédio, sobre abuso, sobre principalmente a violência sexual.
A oficina foi uma realização da ActionAid em parceria com o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que junto com as organizações Etapas e Casa da Mulher do Nordeste, estiveram à frente do projeto Meninas em Movimento, patrocinado pelo Governo Federal e pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Com parceria institucional da ActionAid, a segunda edição brasileira do Festival Mulheres do Mundo – WOW Rio contou com mais de 40 horas de programação gratuita na Praça Mauá, com cerca de 200 atividades entre rodas de conversa, painéis, oficinas, apresentações e shows musicais, com a participação de mais de 500 convidadas de diversos territórios do Brasil e do mundo.
Para mim, foi uma experiência muito nova e incrível de estar lá, participar de rodas de conversas e oficinas. Para mim foi um prazer imenso conhecer pessoas novas, mulheres incríveis. E isso para mim, gente, foi inspiração perfeita ter conhecido e conversado sobre assuntos novos. Eu amei toda essa experiência. Foi lindo demais participar do festival, comemora Laura Rakelly.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.