Notícias
Conheça a história de Edras e entenda a importância do sistema de Bioágua para as famílias do semiárido
Conheça a história de Edras e entenda a importância do sistema de Bioágua para as famílias do semiárido
Edras tem 9 anos, é filho de agricultores e participa do Apadrinhamento da ActionAid no Sertão de Pernambuco. Na comunidade onde ele vive, a escassez de água por conta dos longos períodos de seca é um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias. Mas, com o trabalho da ActionAid junto com nossos parceiros da organização local Caatinga, estamos conseguindo mudar essa realidade.
Em 2020, a família de Edras foi uma das 18 da região que receberam um sistema de Bioágua Familiar, uma tecnologia social de convivência com o semiárido que possibilita o reuso da água de uso doméstico, como a que sai da pia e do chuveiro das moradias rurais, para regar hortaliças e fruteiras nos quintais agroecológicos das casas.
Além de fazer o uso sustentável da água, o Bioágua tem ajudado famílias a manter suas pequenas produções mesmo em períodos de estiagem de chuva. Assim, é possível potencializar a agricultura familiar nas comunidades, possibilitando uma alimentação de qualidade, gerando renda e maior autonomia financeira para as famílias.
O sistema do Bioágua faz o processo de filtragem das chamadas águas cinzas, provenientes do banho e da lavagem de roupas e louça. Para que possa ser reaproveitada, a água passa por um filtro de decantação com camadas de seixo, brita, areia lavada, serragem e húmus.
Após esse processo, a água está pronta para ser utilizada na irrigação do quintal produtivo, possibilitando a produção de alimentos o ano todo, mesmo no período de seca, e garantindo a segurança alimentar de crianças e adultos.
Além de ter sido implantado nas casas das famílias, o sistema de Bioágua também foi tema das atividades realizadas com as crianças da comunidade. Edras é uma das mais de mil crianças da região que se beneficiam de uma educação contextualizada, que utiliza conteúdos que valorizam a cultura, a identidade e as práticas tradicionais dos alunos rurais.
“Durante a pandemia, a professora mandou atividades e coisas que a gente podia fazer em casa, como estudar, cuidar da água. Eu aprendi sobre o projeto Bioágua.
Sentiu o entusiasmo de Edras? Essa animação vem de viver a transformação que o Bioágua trouxe pra casa dele. Agora, sua família pode cultivar seus alimentos, cuidar dos animais, fazer as tarefas domésticas, manter sua higiene e, mais importante que tudo, se alimentar propriamente.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.