Notícias
Fique por dentro da participação da ActionAid no Festival Mulheres do Mundo – WoW
Fique por dentro da participação da ActionAid no Festival Mulheres do Mundo – WoW
De 16 a 18 de novembro, a ActionAid estará presente no Festival Mulheres do Mundo – WoW, realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, com uma série de atividades gratuitas e convidadas nacionais e internacionais para apresentar diferentes experiências femininas atuais.
O Festival Mulheres do Mundo tem como inspiração o Festival Women of the World (WOW). Idealizado pela inglesa Jude Kelly, então diretora artística do Centro Cultural chamado Southbank Centre, localizado em Londres, o WOW já foi realizado em 23 países. Organizada pela Redes da Maré com apoio da ActionAid, a edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e tem como objetivo debater sobre o papel das mulheres na sociedade, celebrar suas conquistas, e criar um espaço de escuta e de acolhimento.
As atividades giram em torno de quatro eixos: troca de vivências femininas; produção artística e cultural realizada por mulheres; ativistas em lutas por direitos; e o Mercado Delas, plataforma para empreendedoras. Elas terão como espaços de referência o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Armazém 1 (Píer Mauá) e a Praça Mauá.
O envolvimento da ActionAid com o festival não é por acaso. Por entender que as mulheres e meninas possuem acessos historicamente desiguais a bens e serviços, colocamos a defesa de seus direitos no centro das ações que realizamos no Brasil e no mundo.
Junto a nossos parceiros, mobilizamos grupos de mulheres em projetos de capacitação, geração de renda, agricultura sustentável e combate à violência. Além disso, realizamos e nos engajamos em campanhas, e produzimos pesquisas e relatórios.
Desde 2014, implementamos no Brasil a campanha Cidades Seguras para as Mulheres, que busca pressionar as administrações municipais pela melhoria da qualidade dos serviços públicos, a fim de tornar os espaços urbanos menos propícios à violência de gênero. A campanha, por exemplo, é o mote da oficina de Cidades Seguras que vamos realizar no festival no domingo, 18 de novembro, às 11h, no MAR.
Para Lívia Salles, assessora de Programas da ActionAid, estar ao lado da nossa parceira Redes da Maré na construção do festival foi uma oportunidade importante para dar maior visibilidade ao tema das mulheres, tão central para as duas organizações.
Como parte da nossa programação dentro do WOW, além da oficina de Cidades Seguras, Lívia destaca a participação de representantes de nossas organizações parceiras, como MIQCB, MMTR e Casa da Mulher do Nordeste, em Diálogos e Rodas de Conversas sobre temas que vão de agroecologia a segurança nas cidades e participação política.
Foi incrível poder trabalhar na construção de um festival para celebrar o que nós mulheres temos de mais rico. A oportunidade de trazer experiências tão diversas por meio dessa vinda de várias parceiras de diferentes lugares do Brasil vai ser bem bacana.
Para falar sobre nossa experiência no trabalho centrado em mulheres e meninas, a indiana Shameem Sheik Dastagir, gerente internacional da ActionAid para os direitos das mulheres, participa da mesa de diálogos “Caminhos para o feminismo no Brasil e no mundo”, enquanto Avanildo Duque, nosso gestor de Programas e Políticas, fará parte do debate “Eles com Elas pela igualdade de gênero”, ao lado de Jude Kelly, fundadora do festival.
Para participar das oficinas e dos diálogos, é preciso fazer uma pré-inscrição no site do festival.
Nos três dias de evento, a ActionAid também terá um estande ao ar livre na Praça Mauá, onde vamos apresentar para os visitantes nosso trabalho voltado para mulheres e meninas, como a Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. No estande, das 10h às 18h, o coletivo Feminicidade vai aplicar stencils temáticos gratuitamente para quem levar camiseta ou bolsa para ilustrar.
Sexta – 16 de Novembro
10h às 20h | Praça Mauá: Estande ActionAid
10h | MAR – Museu de Arte do Rio – Arquibancada (Pilotis): Roda de Conversa “Mulheres, Agroecologia e Trabalho”
11h | MAR – Museu de Arte do Rio – SALA 2.2: Diálogo “Eles com Elas pela igualdade de Gênero”
14h | MAR – Museu de Arte do Rio -SALA 2.1: Diálogo “Agroecologia e Mulher, tudo a ver”
18h | Museu do Amanhã – Auditório: Diálogo “Regras iguais para o mundo do trabalho”
Sábado – 17 de Novembro
10h às 20h | Praça Mauá: Estande ActionAid
Domingo – 18 de Novembro
10h às 20h | Praça Mauá: Estande ActionAid
11h às 12h30 | MAR – Museu de Arte do Rio – Arquibancada (Pilotis): Oficina “Cidades Seguras Para as Mulheres”
11h | MAR – Museu de Arte do Rio – SALA 2.2: Diálogo “É possível e necessária uma cidade segura e humana para as mulheres”
14h | MAR – Museu de Arte do Rio – SALA 2.1: Diálogo “Moradia e Mobilidade Plenas na Cidade Plural”
16h | Museu do Amanhã – Auditório: Diálogo “Juventude e Participação Política”
18h | MAR – Museu de Arte do Rio – Auditório: Fórum de Vivências: Economia feminista, circular e solidária
18h | Museu do Amanhã – Auditório: Diálogo “Feminismos reinventados no tempo e no espaço”
Saiba mais sobre a edição do Festival Mulheres do Mundo – WoW no Rio de Janeiro.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.