Esquenta para o Festival Mulheres do Mundo – WoW mobiliza escola na Zona Portuária
Seguem a todo vapor os preparativos para o Festival Mulheres do Mundo – WoW, que vai acontecer no Rio de Janeiro, na Praça Mauá, de 16 a 18 de novembro de 2018. Na sexta-feira, 10 de agosto, alunos do Ginásio Experimental de Artes Vicente Licínio Cardoso, no bairro da Saúde, participaram do 1° Esquenta da Zona Portuária, que teve como objetivo mobilizar os jovens da região para se engajarem no evento.
Por meio de atividades como um cineclube, roda de conversa e oficinas de grafite e de teatro, a proposta do Esquenta foi de envolver os jovens da escola nos principais temas do festival, que tem como objetivo debater sobre o papel das mulheres na sociedade, celebrar suas conquistas, e criar um espaço de escuta e de acolhimento.
Através de recursos como música, dramaturgia e improviso, a oficina de teatro das atrizes Cíntia Sant’Anna e Mônica Saturnino, do Bando Teatro Favela, estimulou o compartilhamento de histórias e de experiências femininas entre um grupo de cerca de 20 alunas do 9º ano do Ginásio.
“Nossa ideia com a oficina é despertar nas meninas a consciência com relação às questões das mulheres e ajudar na autoestima de cada uma. O festival nos deu a oportunidade de fazer a oficina dentro de uma escola pela primeira vez e a experiência foi enriquecedora”, conta Cíntia.
Outra atividade só para meninas foi uma oficina de grafite, comandada pela artista Juh Barbosa. Uma parte do muro da escola foi separada para que um grupo de cerca de 20 alunas desenvolvesse um desenho com a mensagem “Mulheres unidas”.
Já na sessão de cinema promovida pelo coletivo Favela Cineclube, apenas meninos assistiram à projeção do documentário “Escolas em luta”, de Eduardo Consonni, Rodrigo Marques e Tiago Tambelli, sobre as ocupações de estudantes secundaristas de 2015 em São Paulo. No debate que se seguiu, os meninos puderam refletir sobre o feminismo dentro do contexto da escola e das suas vidas, a partir da discussão sobre o protagonismo das meninas nas ocupações.
Para a Coordenadora Pedagógica do Ginásio, Inês Resende, a proposta é que, a partir dessa primeira ação, as atividades sejam desdobradas pelos professores também em sala de aula. Ela conta que a proposta da escola é dar continuidade ao trabalho iniciado com o Esquenta com mais atividades em setembro e outubro:
“A nossa ideia é de sensibilizar nossa garotada para participar e também para trazer a família para o festival. Desde o início do ano, estávamos vendo a necessidade desse tipo de discussão entre os alunos e percebemos que eles ficaram muito motivados”, explica Inês.
Sobre o Festival Mulheres do Mundo – WoW
Até novembro, a ActionAid vai realizar mais duas edições de “esquentas” na Zona Portuária para mobilizar as comunidades do entorno para o Festival Mulheres do Mundo – WoW. Depois de ter passado por mais de 20 cidades do mundo, essa vai ser a primeira vez que o evento – feito por e para mulheres – acontece na América Latina.
Realizado pela Redes de Desenvolvimento da Maré, e tendo a ActionAid como uma das instituições parceiras, a edição do WoW no Rio de Janeiro vai de 16 a 18 de novembro, na Praça Mauá, reunindo mulheres de toda a cidade, além de convidadas nacionais e internacionais, em dezenas de atividades sobre a diversidade da experiência feminina no mundo de hoje.
As atividades giram em torno de quatro eixos: troca de vivências femininas; produção artística e cultural realizada por mulheres; ativistas em lutas por direitos; e o Mercado Delas, plataforma para empreendedoras. Elas terão como espaços de referência o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Armazém 1 (Píer Mauá) e a própria Praça Mauá.
Saiba mais sobre o festival: www.festivalmulheresdomundo.com.br