ENEM solidário: projeto de pré-vestibular abre caminhos para jovens na Bahia
Entrar numa universidade parecia um sonho distante para os jovens da região da Chapada Diamantina, na Bahia. Mas, desde 2018, com apoio de um grupo de doadores muito especial, e em parceria com a organização local Grãos de Luz e Griô, desenvolvemos juntos um curso pré-vestibular para preparar os estudantes da região para o ENEM, ampliando seus horizontes e abrindo as portas para o ensino superior.
O curso oferece aulas construídas a partir da pedagogia Griô, com conteúdo nas áreas de Linguagens, Matemática, História e Biologia. O processo de construção do conhecimento se dá através da vivência dos alunos, por meio de jogos e experimentos, círculos de cultura, encontros dialógicos, cineclubes com debates e dinâmicas participativas.
E, como é desafiador para maioria das famílias da região sustentar os estudos desses jovens, são concedidos apoios financeiros temporários para aqueles que conseguem uma vaga na universidade e precisam de um tempo para se sustentarem em outras cidades.
Uilami Dejan tem 21 anos e, desde criança, participa das atividades do Grãos de Luz e Griô. Ele fez parte do primeiro grupo de formação de jovens, em 2014, e ajudou a formar a turma de preparação para o ENEM, criada em 2018:
A gente criou um grupo de estudo voltado pro ENEM porque na nossa cidade não temos oportunidade. As faculdades de perto da Chapada não atendem todos os sonhos que nós queremos ser. Então Grãos começou a sonhar junto com a gente e da nossa primeira turma, que tinha 8 jovens, conseguimos aprovar 5. Então o programa de formação do Grãos está apoiando os jovens nos estudos para o ENEM e também na permanência na faculdade. Eu passei pra fazer Artes Visuais, já fiz um semestre e meio e, durante esse semestre, eu consegui me manter na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, com o apoio do Grãos, que manteve a minha bolsa. Assim, eu consigo cobrir até 80% dos meus custos.
Delmar Araújo tem 56 anos e é professor do Programa de Formação de Jovens do Grãos de Luz e Griô:
Eu não quero ser professor de cursinho, eu sou professor de vivências. Quem define meu trabalho é a convivência com eles, são os saberes deles. A partir desses saberes, eu construo atividades que possam desenvolver as suas habilidades, para que esses jovens possam apresentar sua compreensão do mundo através da sua linguagem.
Criado em 2014, o programa ganhou um apoio especial em 2018. Doador da ActionAid, o professor Antônio Santanna reuniu um grupo de 23 amigos dos tempos de adolescência para apoiar o projeto de pré-vestibular, com bolsas de estudo para 15 jovens da região.
O pré-vestibular de Grãos disponibiliza bolsas de estudo para incentivar jovens, negras e negros de periferia e da zona rural, a continuarem seu processo de escolarização e de luta por políticas públicas da juventude, evitando seu ingresso no subemprego. O projeto oferece a esses jovens um currículo de preparação para ENEM com laboratório mão na massa de ciências da natureza, estudos de matemática, ciências humanas e linguagens.
A doação do grupo se destinou ao pagamento de salários de professores, manutenção e reparo do espaço onde as aulas acontecem, bolsas de estudos, transporte e alimentação dos estudantes.
Antes do programa, a média de aprovação no ENEM era de 1 ou 2 alunos a cada grupo de 100 – número aproximado de estudantes que concluem o Ensino Médio anualmente na região. Hoje, 6 anos depois, as inscrições dos jovens no ENEM quase triplicaram e mais de 30 estudantes já foram aprovados no exame, iniciando os estudos universitários.
Agora, a média da nota dos jovens de baixa renda que frequentaram o curso preparatório para o ENEM oferecido por Grãos de Luz e Griô aumentou entre 1,3 e 3,3 pontos em todas as áreas do conhecimento, abrindo o acesso ao ensino superior, e 95% dos alunos do curso passaram no vestibular!
Em 2018, os alunos Jamile Santos Souza e André Fonseca Jesus Martins foram aprovados em cursos de graduação na UFRB e conquistaram bolsa de estudo da universidade. Uma das jovens foi aprovada no curso de Artes Cênicas na USP e outra, no curso de Direito da UFBA.
No último semestre, o curso focou em aulas de redação, matemática e história, com três provas de simulados para o ENEM, em que os alunos participaram da correção para reforçar o aprendizado.