Educação abre portas para crianças e jovens da Maré
O Complexo da Maré é o maior conjunto de favelas da cidade do Rio de Janeiro. As famílias que moram lá enfrentam problemas cotidianos relacionados à falta de acesso aos serviços públicos, situação que tem se agravado nos últimos anos.
Com 140 mil habitantes vivendo em 47 mil residências, o Complexo da Maré conta com 44 escolas de Ensino Fundamental e apenas três escolas de Ensino Médio. Mas a ActionAid está mudando este cenário, trabalhando na ampliação das possibilidades de educação e capacitação profissional dos moradores da comunidade.
O curso pré-vestibular da Redes da Maré é um desses projetos que apoiamos. Foi através dele que Luan, que tem 18 anos e vive com nos pais na Maré, teve apoio para conquistar uma vaga em uma das maiores universidades federais do Brasil:
Comecei a frequentar as atividades da ActionAid em 2010, quando participei do Programa de Apadrinhamento e do reforço escolar. Eu estudei em escolas públicas durante toda a minha vida e, no último ano do ensino médio, fiz o curso preparatório para o vestibular. Passei para a maior universidade pública do país, onde estudo Línguas e Literatura.
Luan conta que a dificuldade de acesso à educação pública de qualidade e a falta de ações governamentais que ampliem as perspectivas dentro do território acabam desestimulando muitos jovens:
A maioria dos jovens aqui na Maré não é muito encorajada a estudar. Eles pensam que quem nasce da favela nunca vai sair. Eu escolhi transformar minha vida quando insisti no meu estudo, com o apoio da minha família. O trabalho da ActionAid com a Redes da Maré incentivou muitas crianças e ajudou a mim e muitos dos meus colegas a chegarem onde queriam.
Em 1998, menos de 0,5% dos moradores da Maré haviam ingressado no ensino superior. Hoje, segundo o Censo Maré, esse contingente já representa 2,3% da população. Desde sua criação, há dez anos, o curso pré-vestibular na Maré já contribuiu para a entrada de mais de 1 mil pessoas na universidade. Somente entre 2017 e 2018, mais de 115 jovens foram aprovados. Atualmente, apoiamos quatro turmas, com um total de 286 alunos matriculados e 246 ativos.