Novo olhar para o mundo: crianças de Passarinho visitam museu pela primeira vez
Sofia tem 5 anos e mora em Passarinho, na periferia do Recife. Ela adora desenhar e pintar, mas nunca tinha ido a um museu. No último dia 5 de julho, Sofia e mais cerca de 30 crianças da comunidade tiveram uma tarde especial. Elas conheceram o Museu Murillo La Greca, que fica na zona norte da cidade, e muitas delas tiveram a oportunidade visitar uma exposição pela primeira vez.
Sofia ficou encantada com o que viu:
Aprendi que uma pintora faz um monte de obras de arte, que ela deixa no museu. Gostei muito. Quero vir mais vezes.
O passeio foi promovido por meio do nosso Programa de Apadrinhamento, a partir das doações para o Fundo de Presentes. Organizada pela nossa parceira Casa da Mulher do Nordeste, a atividade começou com uma visita guiada pelo mundo do museu, em que as crianças conheceram seu acervo de pinturas e desenhos, além de uma exposição de fotografias do cotidiano.
Mas o passeio não ficou só por aí. As crianças também participaram de uma atividade lúdica de contação de histórias afro-brasileiras, uma forma de abordar a questão da representação racial e da ancestralidade, temas tratados nas atividades do Programa de Apadrinhamento em 2019.
Para a pedagoga e pesquisadora Kemla Baptista, criadora do Projeto Caçando Estórias, fazer esse trabalho com crianças da periferia, na grande maioria crianças negras, é muito importante por motivos que vão desde o acesso a equipamentos culturais à possibilidade de novas vivências.
Quando a gente conta uma história da África, que poderia ser aqui ou em qualquer lugar, e que traz conceitos como a união e a amizade, como o que aconteceu aqui, elas têm a possibilidade e a chance de rever conceitos. Eu lembro da primeira vez em que eu fui a um museu. E eu não era uma criança vivendo em uma situação de alta vulnerabilidade. Imagine uma criança que vive em uma situação dessa. Ela tem a possibilidade de ver um mundo novo. Um lugar totalmente diferente, que traz outras referências que são fundamentais. Então estar aqui hoje é reforçar um pacto com a educação. É reforçar a crença de que a gente precisa ‘esperançar’.
O bairro de Passarinho, localizado na Zona Norte do Recife, tem mais de 20 mil habitantes e diversos problemas estruturantes. Por exemplo, a única unidade de ensino que existe na comunidade é a Escola Municipal Marluce Santiago, que atende 414 alunos. Um dos objetivos do nosso trabalho com a Casa Mulher do Nordeste em Passarinho busca reduzir o déficit na educação básica dessa região.
Saiba mais sobre nosso Fundo de Presentes
Nós, da ActionAid, acreditamos que os melhores presentes não são os físicos, mas os que proporcionam experiências inesquecíveis que sempre vão ficar guardados na memória! Por isso, não é possível enviar presentes individualmente para as crianças apadrinhadas. Criamos como alternativa o Fundo de Presentes. Por meio dele, nossos doadores tem a chance de presentear as comunidades para que todas as crianças sejam beneficiadas de forma coletiva.
Você pode fazer uma doação extra de qualquer valor e, no início de cada ano, nossos projetos decidem a melhor forma de utilizar o total arrecadado para beneficiar o máximo possível de crianças. Assim, podem ser realizados, por exemplo, um dia especial de confraternização ou passeio diferente para elas.
Você quer doar para o Fundo de Presentes e apoiar a realização de atividades assim? Entre em contato com nosso Atendimento Ao Doador, pelo telefone 0300 789 8525 ou pelo e-mail atendimento@actionaid.org.br