Mulheres e Trabalho: crianças aprendem brincando sobre divisão de tarefas domésticas
Direitos são para mulheres e homens. Responsabilidades também. Em muitos lares do Brasil e do mundo, a situação se repete: a mulher é responsável pela maior parte do trabalho doméstico e de cuidados, acordando antes de toda a família para cuidar da casa, das pessoas, dos animais e até da comunidade.
Pensando em estimular uma mudança de atitude, onde as responsabilidades e decisões familiares sejam compartilhadas igualmente, construindo uma realidade mais justa, escolhemos o tema Mulheres e Trabalho para desenvolvermos com as crianças e adolescentes que participam do Programa de Apadrinhamento, em 2020.
O objetivo é levantar o debate sobre essa temática e propor uma mudança de pensamento, para que a carga excessiva de trabalho exercido pelas mulheres não seja vista como algo natural, como explica Dandara Oliveira, assistente de Vínculos Solidários da ActionAid e uma das responsáveis por desenvolver as atividades:
Esperamos que as crianças entendam que suas mães trabalham, não importa qual função exerçam; que a casa é responsabilidade de todos e que todos podem escolher a profissão que desejam, independentemente de qualquer coisa. Buscamos sempre despertar a empatia nas crianças e nas famílias, e dessa vez decidimos trabalhar a empatia com as mulheres, todas elas.
Ao longo do ano, mais de 10 mil crianças e adolescentes de 13 estados serão sensibilizadas, junto com suas famílias e comunidades, por meio de uma série de atividades educativas. Através de dinâmicas e brincadeiras, crianças e adultos irão refletir sobre o quanto é necessário partilhar as atividades domésticas com as pessoas que moram na casa.
Em fevereiro, nosso parceiro local Caatinga já começou a trabalhar o tema com cerca de 30 crianças que participam do Programa de Apadrinhamento no Sertão do Araripe, no interior de Pernambuco.
Ana Luiza tem 6 anos e conta o que aprendeu nas atividades:
Todas as pessoas que moram na casa precisam fazer as tarefas da casa, até eu, que sou pequena, mas posso ajudar em coisas pequenas também.
Mulher e Trabalho
A temática Mulher e Trabalho foi escolhida para trazer para o debate nas comunidades em que atuamos localmente o tema que está sendo trabalhado globalmente na ActionAid, dentro de uma campanha internacional que envolve mais de 20 países.
A proposta é trazer à luz a relação entre as mulheres e o mundo do trabalho, buscando desnaturalizar a não valorização do trabalho feminino. Para isso, serão tratados temas como divisão justa do trabalho doméstico, jornada tripla, cuidado, igualdade, equidade, desigualdade e direitos.
Dandara Oliveira destaca a importância de falar sobre o tema com as crianças e jovens:
Como vivemos em um mundo que ainda não entende homens e mulheres como iguais, é muito importante conversarmos com as crianças sobre equidade. Buscamos trazer o tema para a realidade das crianças e das comunidades que vivem, então trabalhamos bastante com o trabalho no campo e o trabalho doméstico. Acreditamos que com as atividades conseguiremos iniciar o diálogo sobre a divisão justa das tarefas domésticas, sobre igualdade de pagamento, sobre papeis de gênero e sobre cuidado. Entendemos que as crianças são grandes multiplicadores e têm em si a possibilidade de mudanças. Por isso, achamos que é tão importante tratar desses temas que versam sobre igualdade e equidade.