Conheça as Quebradeiras de Coco Babaçu e seu papel na defesa do meio ambiente
Mulheres fortes, guerreiras, de fibra, que lutam incansavelmente para defender a natureza ao redor de onde vivem e garantir qualidade de vida para suas comunidades – é assim que nós da ActionAid, vemos as Quebradeiras de Coco Babaçu. Essas mulheres possuem sua cultura ligada intimamente à palmeira do babaçu, de onde tiram o coco, que vira azeite, óleo, farinha, leite e sabão. Da palha e da casca, se faz artesanato, bioconstruções e carvão para preparar os alimentos.
Com objetivo de dar visibilidade à história de vida, de empoderamento econômico e defesa do meio ambiente das Quebradeiras de Coco Babaçu, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, em parceria com a ActionAid e com apoio da União Europeia, lançou a campanha “Filhas da Mãe Palmeira: os encantos da resistência pela conservação”.
As Quebradeiras hoje somam mais de 300 mil mulheres espalhadas pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará, em regiões de transição entre Amazônia, Cerrado e Caatinga. Elas são hoje consideradas identidades tradicionais por ter seu modo de vida conectado ao território onde vivem e terem seus conhecimentos sobre manejo e usos do babaçu passados de geração em geração.
Por escolha das líderes do movimento, se optou por fazer uma campanha partindo das visões das próprias Quebradeiras sobre elas mesmas. Para isso, cerca de 30 mulheres participaram de duas oficinas de fotografia ministradas pela fotógrafa e influenciadora digital Bruna Valença, que aconteceram no Maranhão e no Tocantins no início de 2019. A partir dos aprendizados sobre enquadramento, luz e técnicas de fotografia, elas dirigiram seus próprios autorretratos como forma de apresentarem um aspecto da sua vida.
A campanha apresenta histórias como a de Dona Dijé, que conta sobre as mudanças que as Quebradeiras conquistaram após se organizarem em movimento e cooperativa e tomarem as rédeas da produção e beneficiamento do babaçu, além de se unirem para demandar políticas públicas locais e leis que protegem seus modos de vida. “Essa foto eu estou lavando roupa em cima de uma palmeira. Eu queria resgatar os nossos antepassados; hoje as meninas que estão aqui lavam roupa em tanque, com água encanada; mas isso foi possível por meio da luta dessas pessoas que lavavam roupa no buraquinho, no açude e na lagoa”, conta a líder do Mearim.
As histórias de Ádina, Edileuza, Alcilene e de outras mulheres estão sendo compartilhadas no Facebook e site do MIQCB.
A campanha também teve o objetivo de levar essas histórias para fora do Brasil, mostrando para o mundo o papel das Quebradeiras de Coco Babaçu na produção sustentável e defesa do meio ambiente. Em outubro de 2019, elas estiveram em Londres (Reino Unido), Lyon (França) e Bruxelas (Bélgica) dialogando com o público universitário, organizações da sociedade civil e autoridades desses países para que também apoiem seus modos de vida. Confira os Stories que foram feitos na ocasião!
A ActionAid e o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu
O MIQCB foi um dos primeiros parceiros locais nesses 20 anos da ActionAid no Brasil. Hoje, são mais de 1.000 crianças de comunidades de Quebradeiras de Coco Babaçu apadrinhadas nos quatro estados de atuação do movimento. Melhorias em transporte escolar e em estruturas de ensino, fortalecimento de grupos produtivos e mais acesso a políticas públicas foram alguns dos benefícios que as Quebradeiras conquistaram com o nosso apoio.