Como estamos mudando a vida de meninas na Tanzânia
Zeinab tem 10 anos e mora em uma vila perto da Cidade de Pedra, parte antiga de Zanzibar, na Tanzânia. Ela faz parte do nosso programa de apadrinhamento e adora ir para escola, tanto que quer ser professora quando crescer.
Graças ao programa de apadrinhamento, sua vila tem uma escola, um hospital e uma maternidade, além do famoso Clube de Meninas, do qual Zeinab e suas amigas participam. Durante os encontros, as meninas conversam sobre seus direitos, sobre violência e como se prevenir de abusos sexuais. Pode parecer cedo para começar a falar disso, mas a verdade é que mais de uma em cada 20 mulheres afirmam ter sofrido violência sexual antes dos 18 anos, em Zanzibar, de acordo com um relatório da Unicef.
Na escola temos um Clube de Meninas. Lá conversamos sobre violência e o que devemos fazer para nos proteger como, por exemplo, não andar sozinha perto de matagais e não buscar água desacompanhada. Além disso, nunca devemos aceitar nada de desconhecidos, como celulares ou dinheiro.
Zeinab caminha para escola com suas amigas Rahma, 11, e Asha, 10. Agora elas sabem que é importante andar em grupo e evitar qualquer abordagem de estranhos.
Aprendemos também sobre os direitos das crianças – que temos direitos, direito de ter uma educação e de sermos ouvidas. Nós conversamos sobre muitos assuntos, inclusive sobre violência, e tem uma caixa de sugestões onde podemos escrever o que estamos sentindo ou o que passamos e isso nos ajuda muito.
Como o apadrinhamento está ajudando meninas como Zeinab e suas famílias
Zeinab e suas amigas fazem parte do nosso programa de apadrinhamento. Mas elas não são as únicas beneficiadas. Maryam, mãe de Zeinab, participou de oficinas de agricultura sustentável e agora consegue plantar mais legumes para consumo da sua família. Apadrinhando uma criança, você muda a vida de uma comunidade inteira, que passa a ter acesso a treinamentos e serviços básicos para melhorar a geração de renda, a alimentação e a vida das famílias.
Apadrinhe e ajude a transformar ainda mais vidas de meninas como Zeinab!