Notícias
#CeasefireNow: ActionAid apoia apelo por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e em Israel
#CeasefireNow: ActionAid apoia apelo por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e em Israel
Há mais de um mês, estamos testemunhando mortes e destruição inimagináveis na Faixa de Gaza e em Israel. Milhares de pessoas foram mortas, feridas, deslocadas e quase duzentas permanecem reféns, incluindo crianças e idosos.
Em Gaza, a situação atual é extremamente grave. Sem cessar-fogo, com um cerco contínuo e, agora, com uma ofensiva terrestre, a população de Gaza enfrenta a escolha impossível entre fugir sem garantia de segurança ou permanecer em risco de morte.
Pelo menos 4.237 crianças em Gaza foram mortas desde 7 de outubro – uma criança a cada dez minutos, ou mais de 100 crianças por dia. Outras 1.350, pelo menos, continuam desaparecidas sob os escombros de prédios bombardeados e são consideradas mortas.
A escala do derramamento de sangue não tem precedentes. O número de crianças mortas em um único mês de conflito em Gaza é mais de oito vezes o número de crianças mortas na Ucrânia durante todo o primeiro ano da guerra com a Rússia. É também maior do que a quantidade de crianças mortas no Iraque durante os 14 anos de guerra, entre 2008 e 2022.
Samar é uma das milhares de crianças presas em Gaza. Em uma mensagem de voz, ele disse:
Meu nome é Samar, tenho 9 anos de idade e quero que a guerra acabe e que eu volte para casa, pinte e estude na escola.
Os ataques aéreos e os bombardeios continuam dia e noite, e os suprimentos vitais estão se esgotando. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a água, os alimentos, o combustível, os medicamentos e até os sacos para cadáveres estão acabando devido ao estado de sítio na Faixa de Gaza. A ONU alertou ainda que as pessoas – especialmente as crianças – começarão em breve a morrer de desidratação grave.
Essa catástrofe é evitável. A ActionAid, junto com mais de 700 organizações da sociedade civil de todo o mundo convoca todas as pessoas a apelarem por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e em Israel.
“Mais de 10 mil pessoas foram mortas em um único mês, e uma parcela enorme de crianças compõe esse número terrível. A vida de uma criança tem o mesmo valor, não importa onde ela viva. Mas para as crianças de Gaza, isso parece estar longe da realidade. Somente um cessar-fogo permanente pode pôr fim a todas as hostilidades e ajudar aqueles cujas vidas estão por um fio”, destaca Riham Jafari, Coordenadora de Comunicação e Advocacy da ActionAid na Palestina.
Por meio de uma petição global (em inglês), que já conta com mais de 800 mil assinaturas, juntamos nossas vozes e clamamos a todos os Chefes de Estado, ao Conselho de Segurança da ONU e aos envolvidos no conflito que priorizem a preservação da vida humana acima de tudo. Juntos, falamos mais alto!
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.