Notícias
Da Grécia para Minas Gerais: Apadrinhamento une doador e comunidade em uma visita especial
Da Grécia para Minas Gerais: Apadrinhamento une doador e comunidade em uma visita especial
Apadrinhar uma criança é também criar uma conexão com ela e sua comunidade, mesmo a um oceano de distância. Os gregos Viki, de 70 anos, e seu filho Harris, de 36 anos, são doadores da ActionAid há mais de 10 anos. Em dezembro de 2019 eles nos procuraram para realizar um sonho: visitar Michele, a criança que eles apadrinham atualmente, e conhecer os trabalhos que eles nos ajudam a realizar no interior de Minas Gerais.
Michele tem 5 anos e vive em uma comunidade quilombola na região Norte mineira. Ela e sua família participam das atividades e projetos que desenvolvemos junto aos nossos parceiros locais do Centro de Agricultura Alternativa (CAA). Na visita, intermediada por uma equipe da ActionAid e do CAA, Harris e Viki foram recebidos por Michele e sua família na escola onde ela estuda.
Mesmo sendo período de férias, as crianças da comunidade, que também participam do programa de apadrinhamento, se reuniram na escola e fizeram uma apresentação de dança tradicional da região. Todas estavam animadas para conhecer os doadores vindos de tão longe para vê-las. O encontro foi emocionante:
Eu vim da Grécia para conhecer o trabalho da ActionAid aqui em Minas Gerais, junto com o CAA. Visitamos uma comunidade e foi uma experiência incrível. Visitamos uma escola e todas as crianças foram nos ver, mesmo estando de férias nesta época. Foi uma experiência inesquecível. Nunca vi nada parecido na vida. Adoraria vivenciar isso de novo um dia.
Depois da apresentação, foi servido um lanche com comidas típicas, fornecido pela Padaria Comunitária que apoiamos na região. Em seguida, nossa equipe acompanhou Viki e Harris em uma visita à padaria, para que eles conhecessem o trabalho do grupo de mulheres que está à frente do espaço.
A Padaria Comunitária foi construída com o apoio do CAA e da ActionAid e, com isso, as mulheres conseguem produzir pães, biscoitos e bolos, entre outros produtos, para consumo da própria comunidade e fornecimento para a merenda escolar dos alunos da região, conquistando renda e autonomia.
Lá, foi servido um almoço e a dupla de doadores também assistiu a uma demonstração do processo de fazer fios de algodão, que elas plantam de forma agroecológica na região e vendem para uma rede de confecções através de um projeto do CAA.
Harris conta que ficou comovido com o trabalho das mulheres:
Foi demais! Fiquei muito emocionado. É tocante ver o que as pessoas fazem aqui. Gostaria de agradecer pessoalmente à ActionAid e ao CAA por nos proporcionar essa oportunidade e fazer parte desse trabalho.
Foi dia intenso de visitas. Ao final, Harris deixou uma mensagem para que outras pessoas se inspirem em sua experiência com a ActionAid para também mudar vidas:
Gostaria de dizer para todas as pessoas que vale completamente a pena, até o último centavo do que doamos. Se alguém tem dúvidas, que decida agora, e faça parte dessa ação. É uma atitude que deve ser feita por muito mais pessoas. Só tenho a agradecer.
Promover encontros entre nossos doadores e as crianças que apadrinham é sempre uma grande alegria. Mas, para que visitas como a de Harris e Viki possam acontecer, condicionamos qualquer tipo de encontro à presença de pelo menos um(a) representante da ActionAid. É uma forma de garantir a segurança das crianças, de suas famílias, e também das pessoas que doam.
Caso você tenha uma viagem agendada para o país ou região onde vive a criança que você apadrinha, entre em contato com a nossa área de Relacionamento com Doador através do e-mail atendimento@actionaid.org.br, que podemos verificar a viabilidade da visita junto ao projeto parceiro e à família da criança. Isso vai depender da disponibilidade da nossa equipe local poder acompanhar e organizar todo o processo e da autorização dos familiares. Respeitamos integralmente a decisão deles.
Em caso positivo, é importante levar em consideração que todos os custos envolvidos na viagem são de responsabilidade do doador ou da doadora e que a criança não sairá da comunidade para encontrar o doador ou a doadora. Assim, garantimos que nossa política de proteção à criança seja seguida à risca.
Também realizamos periodicamente o Mão na Massa, que é uma visita coletiva para uma comunidade que apoiamos no Brasil, combinando um roteiro turístico sustentável com visitas aos nossos projetos locais para uma ação solidária.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.