ActionAid apresenta na Câmara dos Deputados o projeto Participa Clima
As mudanças climáticas impactam todas as pessoas, mas de forma muito desigual entre localidades e grupos sociais. São as mulheres de regiões vulnerabilizadas, especialmente negras, indígenas e quilombolas, as mais gravemente afetadas por desastres e, também, aquelas com maiores dificuldades para se recuperar. Por isso, a ActionAid está nos preparativos finais para colocar em circulação a Pesquisa Nacional Participa Clima, uma iniciativa em co-realização com o Instituto DuClima e com o Ministério da Igualdade Racial.
Essa ação pioneira vai mapear, de forma participativa, as desigualdades socioambientais que afetam as comunidades brasileiras, fornecendo dados essenciais para construir políticas públicas e sensibilizar a população no enfrentamento ao racismo ambiental. Por isso, estivemos na Câmara dos Deputados, em Brasília, na terça-feira (28/05) para apresentar o projeto a representantes de diversos ministérios e de outras organizações da sociedade civil.
Junior Aleixo, especialista em Justiça Climática na ActionAid, destacou a importância de gerarmos dados a respeito das desigualdades que a organização vem testemunhando nos territórios em que atua em seus 25 anos no Brasil.
É um prazer para nós poder fortalecer essa iniciativa e contribuir para que o mapeamento e geração de dados sobre os impactos do racismo ambiental avancem no Brasil. A ActionAid atua em mais de 200 municípios e pode contribuir para dar capilaridade à pesquisa.
A iniciativa vai mapear as desigualdades socioambientais que afetam as comunidades brasileiras, fornecendo dados essenciais para identificar as áreas de maior vulnerabilidade climática, compreendendo as diferentes realidades e necessidades dos grupos mais afetados pelas mudanças climáticas; construir políticas públicas mais justas, priorizar ações e alocação de recursos para adaptação climática com base em evidências; sensibilizar e fortalecer a população brasileira no enfrentamento à crise do clima e ao racismo ambiental.
Os preparativos para o lançamento oficial da coleta de dados da pesquisa estão na reta final e, em breve, toda a população poderá responder ao questionário e contribuir nesse esforço coletivo de construção de um presente mais justo e resiliente para todos os brasileiros.
Além da co-realização da ActionAid e do Ministério da Igualdade Racial, a Participa Clima é apoiada pelo Ministério das Comunicações, G20 Brasil 2024, Frente Parlamentar Ambientalista, Conferência Brasileira para Mudança do Clima, COP das Baixadas, Instituto de Tecnologias Sociais (ITS), Nossas, Nosso Coletivo Negro e a Rede Sulamericana para Migrações Ambientais (RESAMA), A Vida no Cerrado e WWF-Brasil.