Comunidades enfrentam risco de doenças transmitidas pela água no noroeste da Síria, alerta ActionAid
Conforme comunidades continuam a ser afetadas pelas consequências dos terremotos devastadores da semana passada, a ActionAid se preocupa com relatos de que inundações de uma barragem rompida no noroeste da Síria possam aumentar o risco de doenças transmitidas pela água, como o cólera.
A diretora da ActionAid para a região árabe, Racha Nasreddine, afirma:
“Estamos preocupados em ver as comunidades devastadas pelo terremoto enfrentando agora preocupações como um surto de cólera e outras doenças transmitidas pela água. Sem acesso à água potável e banheiros, os sobreviventes ficarão ainda mais vulneráveis, pois as enchentes podem sobrecarregar os assentamentos no noroeste da Síria.”
“Para piorar a situação, o país enfrenta um surto de cólera desde setembro, com quase metade de todos os casos suspeitos da doença relatados no mês passado vindos do noroeste da Síria. É provável que a inundação aumente ainda mais o risco.”
“Metade da Síria depende de fontes de água inseguras, e sabemos, por falar com nosso parceiro no território, que o fornecimento de água limpa e segura às áreas afetadas pelo terremoto é um desafio particular. E dado que mais de 1,7 milhão de pessoas deslocadas pelo conflito vivem nessas áreas, o risco de doenças transmitidas pela água que se espalham rapidamente é particularmente alto.”
“A ActionAid está trabalhando com seu parceiro na região para responder com urgência às inundações, garantindo que as comunidades afetadas possam continuar a ter acesso à água limpa e segura para ajudar a evitar a propagação de doenças transmitidas pela água e cólera.”
Para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ActionAid: assessoria.imprensa@actionaid.org
Porta-vozes disponíveis:
Racha Nasreddine é diretora da ActionAid na região árabe, abrangendo Síria, Líbano, Jordânia e Tunísia. Anteriormente, ela liderou a resposta à crise síria desde 2015. Racha tem experiência local e internacional trabalhando em vários setores e países na região do Oriente Médio e Norte da África em desenvolvimento socioeconômico, direitos humanos e relações culturais. Racha fala árabe e inglês – está atualmente na Jordânia.
Razmi Farook é Diretora Regional para a Ásia e Humanitária da ActionAid. Razmi serviu no setor humanitário e de desenvolvimento por 20 anos, trabalhando extensivamente em nível regional e nacional nas áreas de gestão de desastres, resiliência, mudança climática, crise na Síria, tsunami no Oceano Índico e em questões relacionadas a migrantes, refugiados e mulheres. Razmi fala inglês – está atualmente em Arusha, Tanzânia.
Sabine Abi Aad é a Líder Regional de Comunicação e Campanhas da ActionAid na Região Árabe. Ela tem mais de 20 anos de experiência em comunicação e advocacy, e gerenciamento de projetos. Sabine fala árabe e inglês. Baseada em Beirute, Líbano.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 15 milhões de pessoas que vivem em mais de 40 dos países mais empobrecidos do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos tenham direito a uma vida digna e estejam livres da pobreza e da opressão. Trabalhamos por justiça social e climática, por igualdade de gênero e erradicação da pobreza.