Conheça a história de Gislaine
Gislaine tem 13 anos e mora com os pais e dois irmãos no sertão da Paraíba. A principal atividade de sua família é a agricultura, com plantação de milho e feijão, além da criação de ovelhas. Para complementar a renda, sua mãe ainda trabalha como diarista.
Gislaine é estudante e adora ir escola. Ela também apoia seus pais nas atividades do campo, ajudando a plantar e a colher.
A região Semiárida, onde Gislaine vive, tem sofrido com anos seguidos de seca, um dos ciclos mais severos dos últimos 50 anos. A falta de água de qualidade é um dos fatores que mais contribuem para o fechamento das escolas, para a baixa taxa de aprovação e o abandono dos estudos na região. A escola de Gislaine era uma das que costumavam sofrer com problemas de abastecimento:
Antes, faltava sempre água. Por isso, muitas vezes não tinha aula ou tinha só até a hora do intervalo. Como a gente ficava sem merenda, a nossa professora liberava a gente mais cedo.
Hoje, a realidade de Gislaine é diferente. Em 2015, a escola dela foi escolhida para a construção de uma cisterna para captação e armazenamento de água das chuvas, resultado da nossa parceria com a AS-PTA e parte do Programa Cisternas, ganhador do Prêmio de Política para o Futuro da ONU em 2017.
Agora, a escola e a comunidade têm acesso a água de qualidade para consumo e produção de alimentos, mais alunos também puderam se matricular e o dia a dia da escola hoje é outro.
Agora me sinto mais feliz. Acho que o que mudou e aumento mesmo depois disso, também, foi nossa esperança de que a chuva chegue logo. Assim, vai encher ainda mais a nossa cisterna e a escola não vai mais precisar fechar nenhum dia por conta da falta de água. Tenho certeza que agora vamos ter água durante muito tempo!
Para ela, o trabalho que realizamos junto com nossa parceira AS-PTA é muito importante para a comunidade porque, além de ter construído a cisterna para a escola, também promove reuniões e encontros, que contam com a participação de pais e professores, além de mutirões de construção e formações para ajudar nas plantações.
Esse trabalho é muito bom e muito importante, principalmente, porque une a escola e toda a comunidade. Tenho certeza que se não fosse pela união de todos, essa cisterna não teria sido construída. Sei que muita coisa ainda precisa melhorar na nossa comunidade e, tenho certeza, que vai melhorar por conta da nossa união.
Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador!