Encontro de parceiros marca celebração de 25 anos da ActionAid no Brasil
Quando a história da ActionAid começou a ser construída no Brasil, em 1999, já foi mostrando como seria sua atuação nas mais de duas décadas seguintes: com parcerias. Naquele ano, 7 organizações em 4 estados deram, ao lado da ActionAid, o primeiro passo na jornada de combate à fome e à pobreza no país.
25 anos depois, essa rede de parcerias conta com 18 organizações em 13 estados brasileiros e já atendeu mais de 300 mil pessoas em mais de 2.4 mil comunidades. Para celebrar essa jornada, representantes das organizações parceiras se reuniram no Rio de Janeiro para um encontro de debates, comemorações e muito planejamento para o futuro.
Glauce Arzua, Diretora de Engajamento Público na ActionAid, destaca o simbolismo de celebrar esses 25 anos ao lado dos parceiros.
“Toda essa trajetória, essa celebração, só é possível porque construímos isso juntos. Porque, desde o início, nossa concepção é de que só é possível superar processos tão difíceis se estivermos juntos e se estivermos juntos com as pessoas que vivenciam essas situações e que também conseguem visualizar nessa rede de trocas as soluções pra esses problemas”.
Para Silvianete Carvalho, Secretária Executiva da Assema, organização com a qual a ActionAid iniciou o Programa de Apadrinhamento no Brasil, essa parceria foi essencial para o crescimento da organização.
“A parceria sempre proporcionou muito crescimento e acesso a novas possibilidades de sustentabilidade. Nós fizemos os primeiros projetos, tivemos as primeiras dificuldades, e aprendemos muito com isso. Essa parceria sempre levou a Assema a crescer bastante e nós estamos bastante felizes com esse apoio da ActionAid, porque ele foi pra além do que é a nossa parceria institucional”.
O encontro também contou com o ponto de vista único de quem viveu o programa de Apadrinhamento, como Camili Jorge, que hoje atua no Centro das Mulheres do Cabo, organização parceira da ActionAid no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Ela teve a oportunidade de fazer um intercâmbio escolar que despertou o interesse por aprender novos idiomas e, hoje, cursa Relações Internacionais na faculdade.
“Eu cresci vendo a atuação dentro das comunidades e como isso muda a vida das crianças que fazem parte, que eram incentivadas assim como eu fui a realizar seus sonhos estudando. A educação mudou a minha vida, ela permitiu alcançar os meus sonhos. Nesses 25 anos da ActionAid, eu espero que cada vez mais pessoas estejam dispostas a ajudar outras, a mudar a vida de outras pessoas e a contribuir com projetos como os que eu participei”.
É essa continuação do trabalho que está no cerne do encontro e da atuação da ActionAid, como Glauce Arzua comenta.
“Esse encontro celebra essa jornada, mas ela é uma jornada contínua. Ele não é um encontro de olhar apenas para o que a gente já conquistou, mas de reconhecer essa jornada e olhar juntos para o futuro que traz tantos desafios novos. Com essa história, temos conseguido ver sempre que a gente teve desafios e soube olhar e ler esse contexto com apoio mútuo, com trocas, com leituras de diferentes territórios, diferentes sujeitos de direitos. E essa troca justamente é o que fez a gente ser capaz de dar respostas mais adequadas àqueles momentos”.