Notícias
Com projeto que combate a crise climática, ActionAid vem transformando o dia a dia de comunidades no Quênia
Com projeto que combate a crise climática, ActionAid vem transformando o dia a dia de comunidades no Quênia
Quem conhece Sahara pela primeira vez, encontra uma empreendedora dedicada e uma mãe apaixonada pelos filhos, mas apesar de passar os dias em frente ao seu negócio, ela ainda se lembra de uma época não muito distante onde a perspectiva das mulheres na região era bem diferente.
“Essa região vivia na escuridão total, sem nenhum tipo de desenvolvimento”, ela lembra. Meninas e mulheres não conheciam seus direitos e o acesso à educação era extremamente subestimado, até que um projeto da ActionAid chegou para proporcionar não só auxílio para as famílias, mas também transformação social.
“Quando a ActionAid chegou e começou as capacitações, nós vimos grandes transformações. Os principais impactos foram na educação e no empoderamento das pessoas”.
Através de rodas de conversa, capacitações e realocação de recursos, o projeto “Alternativas para a Crise Climática” atua com mulheres do interior do Quênia para facilitar o acesso delas a organizações que atuam significativamente na resolução de crises climáticas. Elas também expandem o conhecimento sobre seus direitos, aprendem formas de se organizar e tomar decisões coletivamente e recebem capacitações sobre formas de agricultura mais resilientes ao clima.
“O maior desafio para nós sempre foi o difícil acesso à água, que limita muito o desenvolvimento das mulheres da região”, explica Sahara.
Um acesso mais justo e o melhor manejo de recursos naturais também diminuiu a incidência de conflitos entre os agricultores na região, que acabavam se envolvendo em disputas, muitas vezes violentas, pelo acesso as poucas fontes de água potável.
Desde a sua criação, o projeto já atendeu mais de 6.400 mulheres e meninas, buscando diminuir as desigualdades criadas pelo excesso de trabalho doméstico não remunerado, a dificuldade de acesso à educação e os problemas que o remoto acesso à água causa na vida dessas mulheres. Assim como Sahara, essas mulheres agora têm ferramentas que permitem que elas atinjam patamares que antes eram impossíveis, e projetos assim só são possíveis graças ao seu apoio.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.