ActionAid recebe notícia de trégua em Gaza com esperança, mas destaca desafios para o trabalho humanitário
22 de novembro
A ActionAid recebe com esperança a notícia de uma trégua de quatro dias que permitirá a intensificação da ajuda humanitária em Gaza e levará à libertação de reféns e prisioneiros, muitos dos quais são crianças. No entanto, mesmo com tal alívio após um período prolongado de violência, lembramos que essa é apenas uma gota no oceano diante da profunda crise humanitária vigente na região.
Nossos parceiros em Gaza relatam que não é possível atender à demanda por ajuda hoje existente dentro de um prazo tão curto, e que a situação catastrófica requer apoio contínuo e desimpedido por um período muito mais longo do que alguns dias. Não há combustível suficiente para transportar a ajuda pela Faixa de Gaza, então as agências não conseguem alcançar aqueles que precisam urgentemente de apoio em tão pouco tempo. Sem acesso sustentado à ajuda, muitas pessoas morrerão, especialmente à medida que o inverno se instala.
A comunidade internacional deve unir esforços para instigar um cessar-fogo prolongado e significativo, que permita a entrega de ajuda essencial aos desesperadamente necessitados e ponha fim ao sofrimento de todos os civis.
Para mais informações, imagens e solicitações de entrevistas:
assessoria.imprensa@actionaid.org
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 41 milhões de pessoas que vivem em mais de 71 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo, equitativo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida com dignidade e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar justiça social, igualdade de gênero e erradicar a pobreza.