Haiti: ActionAid lança apelo de emergência e distribui água, comida e kits contra cólera
Após a destruição deixada pelo furacão Matthew no Haiti, a organização internacional de combate à pobreza ActionAid está concentrando sua resposta de emergência no sudoeste do país, em Grand Anse, cujo acesso está precário, devido à queda de uma ponte – o principal caminho para a região. A ActionAid lançou na última sexta-feira, no Brasil, seu apelo de emergência às vítimas da tempestade. As doações são feitas em dinheiro, no valor mínimo de R$ 35. Para doar, basta acessar www.actionaid.org.br
A organização está distribuindo água, alimentos, kits de higiene e de prevenção à cólera, além de organizar espaços seguros para meninas e mulheres em abrigos, para evitar que elas sejam vítimas de violência.
Yolette Etienne, coordenadora-executiva da ActionAid no Haiti e que está liderando a equipe de resposta humanitária, afirma:
Centenas de milhares de pessoas na região de Grand Anse permanecem sem acesso à ajuda. Com suprimentos limitados, as comunidades locais enfrentam a perspectiva de ficar sem itens básicos nos próximos dias. A diarreia e a cólera são uma ameaça iminente, com o esgoto inundando as ruas. A chuva continua, e as inundações podem fazer com que as doenças se espalhem ainda mais pela água que corre. A ActionAid vai distribuir kits contra cólera, contendo sabão, pastilhas de cloro e kits de higiene para as áreas mais afetadas. A organização deslocou uma equipe de resposta para a região, para chegar às áreas mais afetadas. É vital que tenhamos acesso, para poder avaliarmos as necessidades da população local e determinar o que é necessário para prestar ajuda.
Mike Noyes, coordenador de Resposta Humanitária da ActionAid, diz:
Áreas do Sudoeste do Haiti foram devastadas. Os próximos dias são absolutamente cuciais para salvar vidas e minimizar o impacto desta tempestade terrível. A nossa equipe no país relata que as plantações foram destruídas, cultivos de banana, feijão e milho foram quase completamente exterminadas. As pessoas perderam as fontes de alimentos e vão enfrentar dificuldades reais, a menos que obtenham o apoio de que necessitam. Estamos em uma corrida contra o relógio para chegar às comunidades com a comida e a água limpa que eles de precisam.
A ActionAid atua no combate à pobreza no Haiti desde 1997, inclusive em algumas das áreas mais afetadas pelo furacão Matthew. A organização teve um papel importante na ajuda internacional às vítimas do terremoto que devastou o país em 2010.