Acesso à terra, território e recursos naturais
Data de publicação: 10/15/2015
Número de páginas: 32
As quebradeiras de coco babaçu têm uma grande importância histórica, econômica, social, política, ambiental e cultural na chamada “região dos babaçuais”, que engloba partes dos estados do Pará, Piauí e Tocantins e, principalmente, do Maranhão. Mais de 300 mil mulheres agroextrativistas exercem a atividade de extrativismo do coco babaçu, mas esta atividade é constantemente ameaçada, seja pelos fazendeiros que tentam impedir o acesso dessas mulheres aos babaçuais, pela expansão do agronegócio na região de predominância dos babaçuais, pela dificuldade da comercialização dos produtos oriundos do babaçu, ou pela dificuldade de acesso à terra e aos babaçuais, que garantem às quebradeiras a continuidade do seu modo de vida.
DownloadOutros Releases
Relatório Anual 2022
Saiba mais
18 Dec 2023
No contexto tão dinâmico de 2022, a ActionAid mobilizou recursos para continuar aprofundando nosso trabalho de desenvolvimento local com 18 organizações parceiras articuladas com redes nacionais em defesa da agroecologia, segurança alimentar, direitos das mulheres e crianças e educação antirracista. Seguimos atuando nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste com quebradeiras de coco babaçu por meio da Assema, MIQCB e CMTR; com agricultores familiares agroecológicos do semiárido através do Esplar, da AS-PTA, da Caatinga, do MOC, do Sasop, do CAA; com agricultores agroecológicos da zona da mata mineira com CTA; com mulheres pescadoras, agricultoras e de periferias urbanas com o CCP, o MMTR, o Centro das Mulheres do Cabo, a Casa da Mulher do Nordeste; com jovens e crianças com Giral e Etapas; com populações de comunidades urbanas com a Redes da Maré e a UNAS.
DownloadSumário Executivo – Como o financiamento flui: os bancos que estão incentivando a crise climática
Saiba mais
04 Sep 2023
Sumário Executivo – Como o financiamento flui: os bancos que estão incentivando a crise climática
Data de publicação: 04/09/2023
Número de páginas: 7
Nova pesquisa da ActionAid revela um abismo entre o que é investido nas causas da crise climática e nas suas soluções. O estudo “Como o financiamento flui: os bancos que estão incentivando a crise climática” aponta que o investimento financeiro em combustíveis fósseis e em agricultura familiar é vinte vezes maior do que os valores aplicados em soluções para a crise climática em países do Sul Global.
Download