Pelas pessoas e pelo planeta: ActionAid realiza a Earth Walk no Brasil
A caminhada em direção a um mundo com justiça climática para todas as comunidades do planeta é longa. No entanto, se unirmos nossos passos, podemos chegar lá. Foi com esse espírito que a ActionAid lançou a campanha Earth Walk: Marcha Global Pelas Pessoas e Pelo Planeta.
A Marcha faz um apelo para que todas as pessoas estejam atentas à crise climática – mesmo que o problema seja mais agudo para algumas comunidades, todo o planeta deve estar em alerta. Com esse chamado, a ActionAid quer mobilizar uma volta ao mundo coletiva: todos os passos, de todos os participantes serão somados.
O percurso chegou a seu ápice e ultrapassou a marca de 42 mil passos – mais do que uma volta inteira no planeta – durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, em Glasgow, na Escócia.
Emmanuel Pontes, especialista em Campanhas da ActionAid Brasil, pontua:
Todas as pessoas podem caminhar juntas com as comunidades que estão na linha de frente da crise climática, para demandar que líderes tomem atitudes. Com uma simples caminhada, mesmo dentro de casa, podemos amplificar vozes e fazer com que elas sejam ouvidas numa ocasião tão decisiva como a COP26.
Marcha virtual
Veja como foi (em inglês):
Cada passo conta
Participar da marcha é muito fácil e ainda dá tempo de caminhar junto com a gente. Pessoas de diversas idades e de todas as regiões do planeta podem se cadastrar no site da Earth Walk (cadapassoconta.org.br) e inserir a distância percorrida em nome das causas defendidas – vale caminhada, corrida, e até mesmo os mais curtos percursos em casa ou na vizinhança. Assim, em união, conseguiremos fazer nossa mensagem chegar ainda mais alto a líderes nacionais e mundiais.
Essa volta ao mundo coletiva já está acontecendo em mais de 20 países à distância. A campanha deste ano vem na esteira da marcha de 2020, que pleiteava uma sociedade mais igualitária, sem violência contra a mulher, para a construção de um mundo pós-COVID mais justo. Na ocasião, milhares de pessoas, de 44 países, somaram seus passos. Juntas e juntos, caminharam mais de 120 mil km – o triplo da circunferência da Terra!