Notícias
Emergência no Haiti: ActionAid apoia sobreviventes de terremoto enquanto tempestade atinge o país
Emergência no Haiti: ActionAid apoia sobreviventes de terremoto enquanto tempestade atinge o país
A ActionAid segue em ação no Haiti, fornecendo apoio emergencial à população após o terremoto que deixou milhares de mortos e feridos, além de casas destruídas no sábado, 14 de agosto. Agora, com a chegada da tempestade tropical Grace, sobreviventes da tragédia estão sob ameaça de inundações e deslizamentos de terra, sem ter onde se proteger.
Sara Almer, diretora humanitária da ActionAid International, diz:
A tempestade provoca mais perigos para as comunidades já devastadas pelo terremoto. Mulheres e meninas estão em maior risco, pois milhares de famílias continuam desabrigadas e precisam urgentemente de ajuda emergencial, incluindo água, alimentos e abrigo. Inundações e possíveis deslizamentos de terra podem dificultar ainda mais os esforços de socorro, deixando as comunidades cada vez mais vulneráveis.
Logo após os primeiros momentos da tragédia, a ActionAid acionou sua rede de mulheres treinadas para atuarem em situações de emergências, fornecendo serviços que vão de primeiros socorros a proteção em espaços seguros para mulheres e meninas em risco de violência de gênero em Roseaux e Beaumont. Com a destruição generalizada, muitas famílias seguem ser ter onde dormir, nem o que comer, e necessitam desesperadamente de abrigo e atendimento especializado.
Segundo Ysnell Jean, que mora em Roseaux e faz parte da rede de líderes feministas treinada para atender emergências, o tempo já vinha piorando, com ventos e chuvas fortes, e ela vinha fazendo tudo o que podia para apoiar a preparação de sua comunidade para a tempestade, apesar da falta de lona e abrigo.
A situação é péssima. As pessoas perderam todos os seus bens e pertences, as suas casas estão danificadas. As pessoas estão morando nas ruas, sem água [limpa]. Antes do terremoto, se houvesse uma tempestade, as pessoas se reuniam nas grandes igrejas. Mas agora a igreja está danificada e as pessoas estão com medo de ir para lá. Elas também têm medo de ficar em suas próprias casas, que tiveram as estruturas afetadas pelo terremoto.
No apoio a meninas e mulheres desde o início das ações humanitárias, Ysnell teme que a tempestade possa colocá-las em risco ainda maior.
Estou preocupada com as mulheres e meninas, porque elas estão mais expostas a riscos como a violência após um grande desastre. Esta é uma das maiores ameaças quando enfrentamos desastres. Por isso, precisamos ajudar as comunidades afetadas a proteger as mulheres contra o abuso sexual.
Alix Percinthe, coordenador de campo da ActionAid no Haiti, tem monitorado necessidades urgentes em Jérémie e Roseaux, algumas das cidades mais afetadas pelo terremoto.
Em todas as áreas, as necessidades mais urgentes são comida, água e abrigo. A maioria das casas foi destruída ou danificada em algumas comunidades. São regiões pobres que já eram vulneráveis.
As pessoas estão lutando para ter acesso a cuidados de saúde com hospitais já sobrecarregados com pacientes Covid-19 e com aqueles atingidos pelo terremoto. Alix relata que cinco centros de saúde em Corail, Carrefour Charles, Duchity, Latiboliere e Pestel foram destruídos.
A resposta da ActionAid ao terremoto no Haiti inclui alcançar 2.000 famílias com alimentos, abrigo e itens essenciais, incluindo cobertores, travesseiros, utensílios de cozinha e kits de higiene para mulheres e meninas. As equipes de emergência também estão planejando expandir os programas existentes, fornecendo recursos financeiros e apoio alimentar para 5.150 famílias em Les Cayes e 5.400 famílias em Jérémie.
Grupos de mulheres treinadas pela ActionAid no Haiti para liderarem ações de emergências estão atuando com serviços de proteção e de primeiros socorros em Roseaux e Beaumont. Esses grupos são os mesmos que estavam prontos para responder quando o furacão Matthew atingiu o país em 2016.
Mulheres e organizações com lideranças femininas estão sempre à frente da resposta da ActionAid durante emergências porque ocupam uma posição única para responder às necessidades específicas de mulheres, meninas e grupos marginalizados, incluindo o aumento do risco de violência de gênero.
A ActionAid também está fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à Covid-19, e regras de distanciamento social e sanitárias estão sendo estabelecidas para as pessoas envolvidas no trabalho de apoio às pessoas afetadas.
Sua solidariedade é muito importante neste momento! Doe agora para nosso fundo de emergência.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.