Conheça a história de Grace
Em Uganda, aproximadamente 87% da população vive em áreas rurais e as mulheres são responsáveis por 70% do trabalho no campo. Porém, a maioria delas sofre com a violência de gênero e não tem seus direitos reconhecidos: dificilmente têm controle sobre suas terras e os meios de produção, e muito menos voz de decisão.
Uma dessas agricultoras é Grace, de 53 anos. Ela mora numa pequena vila na região Norte de Uganda. Ela tem nove filhos e dois netos. Graças à ActionAid, ela recebeu uma galinha e uma vaca para criar em seu quintal. Foi o pontapé inicial para uma vida mais digna.
Estou muito feliz porque consegui procriar o frango, e vendê-lo para ganhar algum dinheiro. Consegui comprar uma cabra, e depois de procriá-la, consegui construir uma estrutura com tijolos para minha horta.
Além da ajuda direta, Grace teve a oportunidade de participar de treinamentos da ActionAid em Uganda sobre a violência de gênero. A capacitação envolve, inclusive, gestão financeira, para que as vítimas possam conquistar a autonomia de seus agressores. O empenho de Grace foi tanto que ela foi selecionada para o cargo de tesoureira do grupo.
Pude, também, apoiar outras mulheres que passam pela situação de violência doméstica em suas casas.
Com a vida mais estruturada – e com muito amor pela terra – Grace conseguiu aumentar a colheita na última temporada. O dinheiro da venda de seus produtos é bastante útil para manter os filhos na escola e para cobrir despesas médicas.
Sou camponesa e adoro trabalhar no meu quintal. Depois do apoio da ActionAid, consegui plantar amendoim e arroz. Meus filhos sempre me ajudam nas tarefas domésticas durante as férias escolares, e isso me deixa muito feliz. Agradeço a ActionAid pelo apoio, e peço que continue empoderando as mulheres nas comunidades para uma vida melhor.
Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador!