Notícias
Histórias de Esperança: Distribuição de absorventes mantém meninas na escola na África do Sul
Histórias de Esperança: Distribuição de absorventes mantém meninas na escola na África do Sul
Em meio à pandemia do novo coronavírus, vivemos muitos desafios. Em momentos como este, é importante lembrar o quanto nossas ações de longo prazo são importantes para que as comunidades estejam mais fortes para enfrentar crises. Em junho e julho, vamos contar 9 histórias de esperança que mostram os impactos das doações que recebemos no último ano, antes do surto da Covid-19.
As histórias de Matsishido, Vestine, Agostinho, Sindy, Charles, Shinaha, Nabil, Istahil e Victor mostram as transformações que o Apadrinhamento torna possíveis no mundo todo. Vamos celebrar as mudanças que conquistamos e nos inspirar para continuar fazendo a diferença!
Na África do Sul, no último ano, conseguimos ajudar mais de 300 meninas a irem à escola durante seu período menstrual.
Sabe por que essa foi uma grande conquista? Muitas meninas sul-africanas vivem abaixo da linha de pobreza. Entre tantas outras restrições, isso significa que a maioria delas não pode comprar absorventes. Com isso, costumam faltar a escola quando estão menstruadas, perdendo 5 dias de aula por mês ou até 15 dias por semestre.
Além de terem sua formação educacional comprometida, a falta de absorventes arrisca sua saúde, pois são obrigadas a usar o que estiver à mão: velhos pedaços de pano, jornais, folhas, grama e até cascas de árvore.
Os recursos direcionados através do apadrinhamento ajudam centenas de meninas do município de Joe Morolong a se manterem na escola sem interrupções durante a menstruação.
A ActionAid realizou pesquisas com as alunas da região para entender a extensão do problema e os impactos nas suas vidas. Promovemos uma campanha de doação de absorventes pelo governo e por pessoas físicas em lojas, shoppings e farmácias. O movimento de conscientização foi ampliado com nossa presença na rádio local, que sensibilizou a comunidade sobre a importância de garantir a educação dessas meninas.
Um exemplo de transformação é Matshidiso, que hoje tem 26 anos e trabalha na campanha da ActionAid. Poucos anos atrás, porém, ela estava na mesma situação que as meninas que hoje apoia:
Eu deixava de ir à escola quando estava menstruada. Às vezes, usava papel higiênico, o que não ajudava muito. Outras vezes, tinha que usar até mesmo uma das minhas meias quando a menstruação chegava, era muito anti-higiênico.
O apoio dos nossos doadores nos ajuda a dar esperança a meninas que precisam do mínimo de recursos para dar conta de seus estudos.
Sei como é passar por isso e não gostaria que nenhuma menina passasse por isso novamente.
Permanecer firmes em tempos de crise nem sempre é fácil, mas histórias como a de Matshidiso são lembranças de que somos, sim, capazes de enfrentar as dificuldades. Juntos, seguimos dando às crianças que apoiamos a oportunidade de seguir transformando suas próprias vidas.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.