Relatório Luz 2019: GT Agenda 2030 aponta preocupação com cumprimento dos ODS
Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo de Trabalho 2030 da Sociedade Civil, do qual a ActionAid faz parte, lançou seu relatório anual, o chamado Relatório Luz para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, em que faz o balanço do desempenho brasileiro frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS foram firmados entre os países membros da ONU em 2015, visando o cumprimento de 17 metas voltadas para garantir um desenvolvimento com justiça socioambiental. O Brasil, junto com os demais países membros da ONU, foi signatário desse grande acordo, que prevê desde a erradicação da fome e da pobreza extrema até a contenção das mudanças climáticas.
O que o relatório da sociedade civil mostra em 2019 é pouco animador. O Brasil cumpriu avanços significativos até 2014, então sob o acordo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Superou metas e se tornou referência para o mundo por conta de seus rápidos resultados.
Mas o que era esperança se tornou preocupação. O relatório da sociedade civil constata retrocessos em praticamente todos os 17 objetivos, baseado nos indicadores adotados por esta agenda. Seja o crescimento da pobreza e da fome; seja a violência contra as mulheres; o agravamento das condições de saúde, entre as quais o crescimento da mortalidade infantil e materna, entre outros são alguns dos fatos que obrigam o Brasil a repensar suas opções econômicas, sociais e ambientais.
A sociedade civil, através do GT-2030, faz sua parte e realiza um atento acompanhamento desse processo, além de apresentar recomendações para o enfrentamento de nossos grandes desafios. O relatório governamental não é apresentado desde 2017. Essa omissão precisa ser corrigida.
É através do reconhecimento dos problemas, sua divulgação e a discussão democrática sobre eles que permitirá resolvê-los. Ignorá-los significa não somente desconsiderar compromissos internacionais assumidos, mas fechar as portas para superá-los. O ano de 2030 se aproxima e não há tempo para se perder.
Acesse aqui o Relatório Luz 2019.
A ActionAid e o GT 2030
ActionAid Brasil participa desde 2017 do Grupo de Trabalho 2030 da Sociedade Civil (GT Agenda 2030 SC), que divulga anualmente o Relatório Luz, uma análise do cumprimento ou não, pelo país, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por ter no enfrentamento da pobreza e da fome uns de seus focos prioritários e pelo reconhecimento quanto ao papel que desempenha frente a essas questões, ActionAid assumiu a responsabilidade de elaboração dos capítulos 1 e 2, referentes ao objetivo de erradicação da pobreza e de erradicação da fome.
Por Francisco Menezes, analista de Políticas e Programas da ActionAid.