No Nepal, Banco de Sementes é ferramenta no combate à fome
A agricultura é a principal fonte de comida, renda e emprego em Bajura, um dos distritos mais pobres do Nepal. Um dos maiores problemas dessa região é a insuficiência aguda de alimentos. A falta de sementes e de instalações de irrigação, o terreno acidentado e o baixo uso de insumos agrícolas pelos pequenos produtores, faz com que 55% das famílias não tenham comida suficiente. A desnutrição entre crianças, especialmente meninas, é grave.
Com o agravamento da crise alimentar causado pelas secas na região, muitas crianças em idade escolar deixaram de frequentar as aulas e começaram a sair para a Índia em busca de trabalho.
Com o objetivo de promover a agricultura sustentável, a ActionAid apoiou a criação de dois bancos de sementes no distrito de Bajura, fornecendo os materiais e treinamentos necessários. Os agricultores aprenderam a coletar, armazenar, preservar e reproduzir as sementes locais.
Janasara vive na aldeia de Jera, com o marido e quatro filhos. Ela é agricultora e, com a renda de seus produtos agrícolas, ela é capaz de enviar todos os filhos para a escola e a faculdade. Ela é um membro ativo do grupo de agricultores da região e está envolvida na preservação e produção das sementes:
Todo ano eu tinha que enfrentar a falta de sementes durante a época de plantio. Uma vez, eu tive até que deixar minha terra sem plantio devido à indisponibilidade de sementes na aldeia. Nossa vida foi miserável durante aqueles dias.
Isso mudou depois que Janasara se juntou ao grupo de agricultores formado pela ActionAid. Através do grupo, ela teve oportunidade de participar de treinamentos e visitas.
Ser um membro do grupo de agricultores nos fez perceber a importância de um banco de sementes em nossa aldeia. Hoje, não tenho que me preocupar com as necessidades básicas da minha família, bem como com as necessidades educacionais dos meus filhos. O banco de sementes da comunidade resolveu muitos dos nossos problemas. Agora temos comida suficiente para nossa família e também podemos ganhar algum dinheiro vendendo as sementes. Obrigada, ActionAid, por seus esforços para nos ajudar a ter uma vida saudável.
Em Bajura, 100 agricultores receberam treinamentos para apoiar a operação do banco de sementes da comunidade, enquanto cerca de 25 participaram da reprodução das sementes nativas. A criação do banco de sementes beneficiou mais de 400 pequenos produtores da região, aumentando a produtividade e contribuindo para o combate à insegurança alimentar.