Notícias
Através do Clube de Crianças garantimos que meninos e meninas permaneçam na escola
Através do Clube de Crianças garantimos que meninos e meninas permaneçam na escola
A educação é um direito garantido na constituição do Nepal desde 2015, no entanto, a privatização do ensino e a cobrança de taxas abusivas dificultam o acesso das crianças de famílias mais pobres. Duas das maiores causas do abandono escolar são o trabalho infantil e o casamento precoce. Não à toa, as meninas costumam parar os estudos mais cedo.
Anualmente, a ActionAid realiza uma campanha para matrícula na escola a fim de garantir que nenhuma criança em idade escolar esteja sem estudar na comunidade de Doti. Também criamos oito Clubes para Crianças na região, onde trabalhamos com temas como a prevenção do casamento infantil, distribuímos material escolar e oferecemos aulas extracurriculares.
Além disso, estamos sempre em diálogo com o Comitê de Gestão Escolar e a associação de pais e professores para levar as demandas dos pais por uma educação pública de qualidade. Através de 24 Círculos de Reflexão, conseguimos sensibilizar 636 mães sobre a importância de manter seus filhos na escola.
Kamala tem 14 anos e vive em Doti com sua avó Padma (60). Graças ao Clube para Crianças da ActionAid ela pode voltar a estudar:
Apesar de morar perto da escola, tive que largar meus estudos por um ano. Meus pais moram na Índia e eu vivo com a minha avó. Ela é idosa e está doente; não há ninguém para cuidar dela. Eu fiquei em casa fazendo as tarefas e cuidando da minha avó. Eu ficava triste vendo meus amigos passarem a caminho da escola. Eu também queria ir com eles. Tentei convencer minha avó a me permitir voltar para a escola, mas toda vez ela dizia que eu era uma menina e que não havia sentido em ir à escola, que eu deveria aprender a cuidar da casa.
Um dia uma amiga mais velha que participa do Clube para Crianças tentou convencer a minha avó. Inicialmente, ela recusou, mas ela continuou visitando minha casa e, depois de várias visitas, conseguiu persuadir minha avó.
Eu retomei meus estudos da 4ª série e ainda ajudo nas tarefas domésticas, mas com a ajuda da minha orientadora consigo administrar meus estudos. Quando eu crescer, também quero ser como ela e ajudar outras crianças como eu. Quero ser médica e ajudar as pessoas necessitadas.
Com o apoio do Clube para Crianças, 15 meninos e 18 meninas voltaram a estudar e sete casamentos infantis foram impedidos. A taxa bruta de matrícula (GER) melhorou de 88 para 99 entre as meninas. Somente em 2017, 186 meninos e 178 meninas que estavam fora da escola foram matriculados após a nossa campanha para matrícula na escola.
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.