Agricultura sustentável para combater a pobreza na Gâmbia
Na Gâmbia, muitas comunidades sofrem com os efeitos das mudanças climáticas, que trazem uma severa seca para a região, causando perda da safra e insegurança alimentar para as famílias locais. Os mais afetados são os pequenos agricultores, que perderam a plantação da temporada.
Para promover uma agricultura sustentável e ampliar os meios de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, criamos bancos de sementes e cereais em 12 comunidades. Com eles, mulheres agricultoras puderam aumentar seu acesso a recursos para produção, como arroz, milho, amendoim e feijão. Além disso, os bancos fornecem alimentos em épocas de seca ou fome.
Mais de 1200 agricultores familiares foram beneficiados por essa iniciativa e Fanta Kura, de 47 anos, foi uma delas. Ela é natural da aldeia de Sinchu Alagie e conta como era difícil cuidar e alimentar sua família sem o apoio de ninguém:
Eu tenho três filhos e meu primeiro marido faleceu há 20 anos. Antes de conhecer a ActionAid, a vida era um inferno para mim e meus filhos. Às vezes, eu sentava e me perguntava o que tinha feito para merecer esse sofrimento. Às vezes eu chorava o dia todo. Eu buscava lenha usando um machado para vender e ter renda para alimentar meus filhos. Também ia trabalhar em fazendas por uns trocados. Eu fazia o que podia para alimentar meus filhos.
Minha vida mudou graças à ActionAid. Em 2016, eu ganhei um burro, uma semeadora e uma sacola de 75kg de amendoim do banco de sementes e cereais. Esta é a semente que usei para a temporada de produção. Depois da colheita, consegui 12 sacos de 75kg. Parte disso, eu transformo em pasta de amendoim e o resto eu vendo na feira. Com minha renda, eu consegui construir minha própria casa, onde agora eu moro tranquila com meus filhos. Obrigada ActionAid por transformar minha vida.