Cinco coisas que vão fazer você querer apadrinhar uma criança
Apadrinhar uma criança é muito gratificante. Além de estabelecer um vínculo com a criança, você ajuda a transformar a vida de toda a sua família e comunidade. Aqui você vai conhecer melhor como funciona o Programa de Apadrinhamento e encontrar as respostas para as dúvidas mais frequentes.
- Para onde vão os recursos arrecadados?
Aprendemos que uma criança não pode ser ajudada isoladamente de sua comunidade, por isso investimos em projetos que trazem mudanças para todos. Sabemos que as pessoas são capazes de criar mudanças para si e suas comunidades e investimos na sua capacitação – e também em suas ideias.
Por exemplo, se a criança vive em uma comunidade que sofre com a seca, onde a produção de alimentos é difícil e a água escassa, ela terá dificuldade de continuar estudando e quando crescer não terá a oportunidade de inverter essa situação. Assim, trabalhamos para transformar as causas profundas da pobreza, investindo em projetos de acesso à água, alimentaçao saudável, educação e direitos das mulheres.
Para isso, 60% do valor da doação vai para a comunidade e projetos onde a criança vive, e investimos 40% na gestão do Apadrinhamento, em custos administrativos e outros projetos.
- Como a criança se beneficia?
O Apadrinhamento foi criado na década de 1970 para fornecer a algumas crianças livros, uniformes e itens necessários para estudarem, como uma ajuda pontual. No entanto, ao longo dos anos, nossa experiência mostrou que as crianças não podiam progredir sem que sua família e comunidade prosperassem em torno delas.
Assim, nosso programa evoluiu para ajudar toda a comunidade de maneira sustentável e de longo prazo, através de projetos em parceria com organizações locais. Queremos fortalecer a capacidade das pessoas de transformarem suas vidas. Esse é um dos motivos para não aceitarmos doações de itens, como livros e alimentos, além de não possuirmos infraestrutura para recebê-los e distribuí-los.
Como doador, você receberá mensagens regulares da criança apadrinhada, relatórios da comunidade e notícias do nosso trabalho no Brasil e no mundo, que só é possível por conta do apoio e solidariedade de pessoas como você.
- Posso escolher a criança a ser beneficiada por minha doação?
A ActionAid sempre destinará os recursos para a comunidade ou crianças com maior urgência, ou seja, mais afetada pela situação de pobreza e com menor acesso a outras fontes de recursos, considerando comunidades com as quais já trabalhamos. Por conta disso, não é possível atender preferências de sexo, idade ou região. Mas, sempre que possível, procuraremos esclarecer melhor suas dúvidas sobre isto e responder a solicitações específicas.
- Quando vou ver a diferença que meu apoio faz?
Um dos benefícios de apadrinhar uma criança é poder ver de perto a diferença que o seu apoio está fazendo. Você receberá duas mensagens da criança ao ano e relatórios sobre o nosso trabalho na comunidade para acompanhar o desenvolvimento das famílias na região. Além disso, você pode mandar mensagens para a criança a qualquer momento, seja por e-mail ou para o endereço de nosso escritório local encontra-se na ficha da criança apadrinhada.
5. Posso visitar um projeto da ActionAid?
Sim, mas sempre acompanhado pela equipe da ActionAid. Para muitas pessoas, visitar um projeto da ActionAid é uma experiência transformadora e a melhor maneira de ver como seu apoio está fazendo a diferença. Por isso, periodicamente organizamos o Mão na Massa, que é uma visita coletiva para uma comunidade que apoiamos no Brasil. Informaremos aos doadores por e-mail quando houver a próxima visita.
Caso você tenha outras dúvidas sobre apadrinhamento fique à vontade para entrar em contato com a nossa área de Relacionamento com Doador através do e-mail atendimento@actionaid.org.br. Teremos um grande prazer em esclarecer todas as suas dúvidas!
Pronto para começar a mudar vidas? Apadrinhe agora e faça parte deste vínculo solidário!