Grupos produtivos empoderam mulheres em Minas Gerais
Estamos fortalecendo a autonomia e geração de renda de milhares de mulheres, através das atividades com grupos produtivos locais do nosso parceiro Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), na Zona da Mata de Minas Gerais.
Hoje, dez grupos de mulheres participam dos projetos de artesanato, culinária e agricultura. Assim, elas conseguem melhorar suas vidas e de suas famílias. É o caso de Luciana. Ela mora com seus quatro filhos e marido no município de Viçosa e aumentou sua renda com a criação do pequeno negócio Cozinha da Luciana, iniciativa que surgiu a partir das atividades que apoiamos:
Já participei de vários cursos e até hoje vou no encontro de mulheres. Foi com o CTA que pude adquirir muito conhecimento sobre alimentação saudável e natural. Hoje fabrico cookies, brownie, lasanhas, tortas, bolos, sanduíches naturais e brigadeiros naturais. O grupo ganhou barraca e para vender na feira. O dinheiro extra que entra com meus produtos ajuda muito na minha renda.
Além de orientações técnicas, do apoio na estrutura com equipamentos para a feira e no monitoramento dos gastos, cursos e oficinas, nosso parceiro trabalha para que as mulheres conheçam seus direitos e os tenham respeitados. O empoderamento acontece através de formações em feminismo, agroecologia, gestão de empreendimentos e políticas públicas:
Não foi só o lado financeiro que melhorou. Eu aprendi muito, a me respeitar e me valorizar. Hoje meu marido também me respeita mais. E, por isso, sou mais feliz. Minha família sente muito orgulho deste meu trabalho e me ajuda muitas vezes. E é muito bom quando a gente tem nosso trabalho reconhecido. Agora faço tudo com muito mais orgulho. Sem o CTA, acho que eu não teria criado a Cozinha da Luciana.
Quer apoiar projetos como esse? Seja um doador da ActionAid!