Notícias

Seca no Chifre da África: milhões passam fome

Saiba mais

Emergências

15 / 03 / 2017

Seca no Chifre da África: milhões passam fome

Milhões de pessoas estão passando fome, por conta da seca, e necessitam de ajuda urgente na Etiópia, Somália e no Quênia. Esta já é considerada a maior crise humanitária do século e nossa equipe já está em campo distribuindo alimentos e água, mas a situação é crítica – e só piora.

Situação da crise

  • É esperado que 600 mil crianças entre 6 meses e 5 anos sofram desnutrição aguda grave. Esse número ainda deve aumentar.
  • 15 milhões de pessoas não terão acesso à água potável na Etiópia, no Quênia e na Somália, em 2017.
  • Apenas no Quênia, mais de 2,7 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária. Mulheres e meninas estão caminhando até 9 km em busca de água, apontam relatórios da ActionAid.
  • Na Etiópia, 3 milhões de mulheres e crianças estão com desnutrição aguda.
  • As famílias mais vulneráveis estão consumindo uma refeição por dia; sendo que as mulheres e meninas culturalmente são as últimas a comer.

Milhões de pessoas correm o risco de morrer de fome

Não há comida, no ano passado tudo morreu. Os animais comem o que encontram: lixo, pedras, qualquer coisa. Eles ficam doentes e depois morrem. Eu tenho fome, meus filhos estão com fome.

Sadia Abdi Alin, Coordenador Executivo da ActionAid Somalilândia, conta o impacto que a fome está tendo nas comunidades e alerta que devemos ajudar antes que seja tarde demais:

Só quando você entra nas comunidades você percebe a profundidade e a devastação da seca na vida das pessoas, e o impacto que tem sobre as mulheres e meninas. Conheci uma mulher, viúva e mãe de cinco filhos, que perdeu todos os seus animais. Depois de andar por meses à procura de água, ela simplesmente não tinha mais energia. Ela estava há dias sem comer quando a ActionAid a encontrou e a ajudou.

O que estamos fazendo

Estamos em campo distribuindo água potável e alimentos, como arroz, farinha, açúcar e óleo, para as pessoas que mais precisam. No Quênia, 95 mil pessoas, incluindo crianças, receberam alimentos, como farinha, arroz, feijão e óleo. Na Somália, onde a ActionAid trabalha na região da Somalilândia, já distribuímos 6 mil toneladas de alimentos e milhares de litros de água, alcançando mais de 13 mil pessoas.

As pessoas estão realmente vivendo uma situação desesperadora, e a nossa janela de tempo é pequena. Ou respondemos imediatamente, ou vamos assistir milhões de pessoas morrerem de fome.

Sadia Abdi Alin

Doe agora e nos ajude a levar água e comida para as pessoas que mais precisam!

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org

OUTRAS NOTÍCIAS