Notícias

Mude uma vida: 10 anos de solidariedade brasileira

Saiba mais

Educação para a Vida

01 / 12 / 2017

Mude uma vida: 10 anos de solidariedade brasileira

Estamos celebrando os 10 anos do apadrinhamento no Brasil! Em 2007, começamos a contar com a solidariedade dos doadores brasileiros para fortalecer o nosso trabalho de superação da pobreza no país. Isso impulsionou nossas ações e nos ajudou a alcançar mais de 300 mil pessoas no Brasil, em 2.4 mil comunidades de 13 estados. Veja abaixo os destaques dessa década e conheça algumas histórias transformadoras de crianças e jovens.

DEZ ANOS DE SOLIDARIEDADE, DEZ ANOS DE MUITA TRANSFORMAÇÃO

Rayane tem 16 anos e participa desde os seis anos do projeto de apadrinhamento através das atividades do nosso parceiro Etapas, em Ibura, bairro de Recife que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Foi através desta parceria que pude começar a ver que um futuro diferente daquele da minha mãe era possível para mim e para as  meninas da minha comunidade. Vocês  representam um papel muito importante para mim e minha comunidade. Foi através dos projetos que eu descobri que poderia correr atrás dos meus sonhos. Hoje sou voluntária das feiras, dos projetos e da maratona das crianças.

Acho que minha vida seria completamente diferente se não tivesse participado de todos estes projetos apoiados pela ActionAid. Acho que se não fosse por eles, eu não teria feito um curso técnico de nutrição e hoje não estaria estudando para entrar na universidade.

Espero que os doadores da ActionAid possam continuar ajudando a minha comunidade, porque tem muita criança aqui precisando de ajuda. Hoje, eu me sinto muito bem de fazer para as crianças o que fizeram por mim. Se não fosse por estas atividades, muitas de nós ficaríamos nas ruas, nos envolvendo com coisa errada.

Acredito que as maiores conquistas que a nossa comunidade alcançou vieram justamente deste apoio. Nós vemos hoje vários jovens fazendo faculdade e construindo suas famílias depois de terem participado dos projetos. Acredito que juntos estamos construindo o futuro da nossa comunidade, um futuro com menos violência e drogas. Um local onde as mulheres possam andar em ruas iluminadas e sem medo da violência de gênero. É esta comunidade que juntos estamos ajudando a criar a partir do desenvolvimento de cada um de nós.

EDUCAÇÃO É PARA A VIDA

Ana Beatriz (à esquerda) tem 12 anos de idade, reside em Heliópolis e está sendo educada no CCA Mina, um dos núcleos educacionais do nosso parceiro UNAS, em São Paulo.

Comecei a frequentar o CCA há seis anos, é um lugar muito legal, onde podemos aprender mais coisas, que não podemos aprender lá fora. Aqui as crianças aprendem a planejar e cumprir com as atividades. O que mais gosto de fazer é ajudar os outros. Muitas crianças que chegam, não respeitam as outras pessoas, e conforme vou ajudando, elas melhoram. Comigo também foi assim. Depois que entrei no CCA, melhorou muito minha vida, de eu respeitar mais as pessoas. Virei uma aluna melhor na escola: antigamente tinha muita dificuldade nas matérias, e hoje não tenho problemas, só tiro notas boas. Consigo acompanhar bem. E as amizades melhoraram. Antes eu me influenciava com muitas pessoas erradas, e hoje não mais. Tinha uma turma de amigos que não fazia coisas certas, mas conforme me integrei no CCA e aprendi sobre direitos, sobre respeitar os outros, mudei e hoje só tenho boas amizades. E o CCA também ajuda na relação com a família, a lidar com as dificuldades que existem.

SONHO QUE A GENTE SONHA JUNTO VIRA REALIDADE

Maria Tayslane tem apenas 21 anos e já é licenciada em Educação Física. Graças ao nosso projeto em parceria com o MOC, na Bahia, ela descobriu que sonhos podem virar realidade quando há oportunidade.

Eu participei do programa da apadrinhamento até os 19 anos. Fui amadurecendo junto com o projeto. O principal benefício foi o trabalho em grupo, falar em público e fazer amizades. A ActionAid sempre me motivou a sonhar. Sempre correr atrás dos sonhos. Então, era um sonho fazer a faculdade, ter um nível superior e eu consegui alcançar. Agora eu sou licenciada em Educação Física e sou muito feliz com a conquista

AGROECOLOGIA A GENTE PLANTA DESDE CEDO

Regiane tem 19 anos e participou do nosso projeto de apadrinhamento em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas no Norte de Minas Gerais. Ela conta como isso desde cedo transformou a sua vida:

Eu sou filha de agricultores. O projeto com a ActionAid e o CTA chegou na escola quando eu tinha uns 8 anos e segui por todo o tempo que fiquei no colégio, uns nove anos. Tive um conhecimento incrível sobre agroecologia, mas também sobre como respeitar o próximo, a conhecer sobre a origem, sobre a cultura, sobre o respeito de etnias, raça. E foi graças a ActionAid, ao investimento dela, que foi possibilitado isso. E inúmeras crianças puderam conhecer um pouco mais e levar esse trabalho que era realizado nas escolas pra dentro de casa e falar pros pais que o agrotóxico não é legal, que tinha outra forma de produzir, onde as plantas seriam mais saudáveis e uma qualidade de vida melhor.

JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE

Mudar vidas não é simples. Esse trabalho só é possível porque existem pessoas como você, que nos apoiam e acreditam em um mundo menos desigual e injusto.

O ano de 2017 colocou à prova a esperança de cada brasileiro.  A nossa também.  Mas só de saber que temos doadores como você, que nos apoia mensalmente, nossa esperança se renova. Por isso, sempre somos imensamente gratos a você por suas doações, fundamentais para a realização do nosso trabalho.

MUITO OBRIGADA!

 

 

Nina Borges

Assessora de Comunicação Digital

E-mail: nina.borges@actionaid.org