Histórias de Mudança

Conheça a história de Cauan

Saiba mais

Nina Borges

Cauan

Cauan tem 9 anos e mora com sua avó, que o cria desde os nove meses, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Até os sete anos, ele não esteve matriculado em nenhuma escola, não sabia ler nem escrever e não interagia com outras crianças. Foi então que sua avó conheceu o projeto de reforço escolar Nenhum a Menos, do nosso parceiro Redes da Maré. Em parceria, as escolas e a Redes, através do programa de apadrinhamento, identificam crianças que estão fora da escola ou com risco de abandoná-la. Na Redes, elas assistem aulas de reforço para melhorar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e aulas de música e artes visuais, relacionando as artes ao processo de aprendizagem mais amplo.

Estou no primeiro ano da escola, ainda não sei ler nem escrever, mas já aprendi a fazer meu próprio nome. Ainda tenho muita dificuldade, mas estou gostando de estudar. Faço aula de complementação escolar na Redes pela manhã e lá aprendo muito, tenho aula de inglês e de música. Lá eu aprendo brincando, mas na escola também aprendo as letras e agora tenho amigos.

Dona Valdene, avó de Cauan, conta que ele melhorou muito depois que passou a participar do projeto Nenhum a Menos e a frequentar a escola:

“Hoje ele gosta muito de estudar, tem muitos amiguinhos e chega da escola muito empolgado, me contando tudo”.

Graças ao seu apoio, Cauan não está mais em situação de vulnerabilidade. Ele está muito mais feliz em casa e na escola, fazendo amigos, aprendendo a se socializar e sentindo-se mais confiante.

Quer nos ajudar a fortalecer trabalhos como esse? Seja um doador!

Outras Histórias de Mudança