Notícias
Segurança alimentar e sustentabilidade são temas de atividade em parceria com a ActionAid
Segurança alimentar e sustentabilidade são temas de atividade em parceria com a ActionAid
Crianças e adolescentes de uma comunidade em Glória do Goitá, interior de Pernambuco, puderam colocar em prática conhecimentos sobre sustentabilidade, alimentação saudável e preservação do meio ambiente construindo uma horta comunitária.
A atividade, realizada pela Giral, em parceria com a ActionAid, também contribui com o empoderamento de mulheres e suas famílias, promovendo a educação alimentar e conscientização sobre a importância da agroecologia. O Coordenador de Vínculos Solidários da Giral, Leandro Moura, destaca que ações como essa ajudam na formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis.
“Através da participação em atividades que promovem o cuidado e a respeito pela natureza, as crianças não apenas adquirem conhecimentos sobre a biodiversidade e os ecossistemas, mas também desenvolvem habilidades importantes como trabalho em equipe, liderança e empatia entre eles e a natureza, aprendendo de forma lúdica.”
Ao se unirem para construir uma horta comunitária, os participantes também fortalecem o senso de comunidade e estreitam laços entre vizinhos e familiares, promovendo senso de pertencimento e responsabilidade, principalmente entre as crianças e adolescentes.
“Ao se tornarem protagonistas de suas ações, as crianças aprendem a importância de tomar decisões conscientes e a entender o impacto que suas escolhas têm sobre o planeta, incentivando um futuro mais equilibrado e responsável.”
Dona Bahia foi uma das participantes e, para ela, o conhecimento levado pelo projeto foi uma das principais mudanças.
“Esse projeto é muito importante, porque não tínhamos acesso de coisa alguma aqui. Eu achei uma coisa muito admirável, muito importante. É desenvolvimento para as crianças, para nós, uma coisa que nós não tivemos e hoje nós estamos tendo. Estamos aprendendo mais, algo novo que nós não aprendíamos. Plantávamos, mas não entendíamos, agora já estamos entendendo, já está mais avançado.”
O agricultor Zé Guedes, que também participou da formação, acredita que a união entre a comunidade aumenta ainda mais depois das atividades.
“A aprendizagem mesmo é uma coisa que vai melhorar muito a gente, a orientação que eles dão, cada vez mais a gente vai aprendendo. As crianças, cada vez mais vão se interessando. Vamos repassando pra eles, eles vão pegando conhecimento, e pode a gente se juntar, chegar em outra comunidade, num sítio de outro vizinho e fazer uma hortinha também. Porque é uma coisa orgânica, a gente tá sabendo o que é que os filhos, os netos vão comer.”
A construção de conhecimento na comunidade, principalmente sobre práticas agroecológicas, é um dos pilares da atuação da ActionAid no combate aos efeitos da crise climática e na construção de um futuro em que a educação e a prática sustentável caminham juntas. Leandro Moura ressalta que o fortalecimento da comunidade se torna o primeiro passo em uma jornada de transformação ainda maior.
“Ao promover a conscientização sobre questões alimentares e suas implicações sociais e ambientais, está-se incentivando a adoção de hábitos que priorizam a saúde e o bem-estar coletivo. Dessa forma, fortalece-se também a capacidade de resiliência da comunidade, enfrentando desafios relacionados à alimentação e à sustentabilidade de maneira colaborativa. A participação ativa dos membros da comunidade é fundamental para construir um ambiente onde todos possam acesso a alimentos saudáveis e nutritivos, promovendo assim um ciclo virtuoso de educação e prática que beneficia a todos.”
Escolha os sites das outras sedes pelo mundo.