Reocupação da Cidade de Gaza ameaça parceiros locais da ActionAid e deixa mulheres grávidas em risco extremo
A ActionAid está gravemente alarmada com a reocupação planejada da Cidade de Gaza, que ameaça devastar comunidades, silenciar organizações da sociedade civil locais e colocar em risco a vida de inúmeros civis, especialmente mulheres grávidas que já vivem em condições de fome severa. Mais de 50% dos parceiros locais da ActionAid estão sediados na Cidade de Gaza e continuam determinados a continuar seu trabalho de salvar vidas enquanto as condições permitirem. No entanto, com a escalada da ofensiva, sua capacidade de permanecer está diminuindo rapidamente.
Uma das organizações parceiras é a Associação Palestina de Estudos sobre o Desenvolvimento das Mulheres (PDWSA), que fornece proteção psicossocial e serviços de apoio a mulheres e meninas que sobreviveram à violência, ao mesmo tempo em que lidera esforços de resposta a emergências. Sahar, chefe da PDWSA, afirma:
“Tomamos a decisão de permanecer na Cidade de Gaza. Permanecer é a única opção disponível para nós agora. Gaza é nossa terra, nossas casas, nosso lar. É muito difícil para nós imaginar Gaza destruída e desaparecida. Nossa presença é importante para fortalecer a firmeza do povo e para que eles nos vejam presentes entre eles.”
Mas as condições estão se deteriorando a cada hora, com muitos membros da equipe enfrentando uma realidade angustiante.
Mohammad Al Madhon, membro da equipe da PDWSA, diz:
“Onde moro, na Cidade de Gaza, estamos sujeitos à destruição sistemática levada a cabo pelo exército de ocupação como parte da guerra de extermínio em curso." (…) “Tentamos resistir e permanecer em nossas casas, mas à medida que os bombardeios se intensificaram, a água foi cortada e ficou quase impossível encontrar comida, fomos forçados a procurar outro lugar para fugir. Procuramos um lugar na parte central ou sul da Faixa, mas a imensa densidade populacional e a ausência de espaços vazios nos impediram de fazer isso. Além disso, o aumento insano dos preços dos terrenos e das casas disponíveis para alugar não nos deixou outra escolha. Por isso, tal como muitas outras famílias, decidimos ficar na Cidade de Gaza, sem qualquer alternativa segura.”
A reocupação e o bombardeio da Cidade de Gaza não estão apenas ameaçando a sobrevivência das organizações e funcionários locais, mas também colocando em risco a vida das mulheres grávidas que a ActionAid apoia por meio de seus parceiros. Nour, 33 anos, grávida de sete meses, foi deslocada de Beit Hanoun para a Cidade de Gaza. Ela relata:
“O deslocamento me causou muitos problemas durante a gravidez. Tive que caminhar longas distâncias sem transporte, o que me deixou exausta. A fome me deixou gravemente desnutrida, e meu bebê parou de crescer devido à falta de comida.”
Hanan, mãe de quatro filhos cujo marido está desaparecido há cinco meses, diz:
“Eu estava grávida enquanto estava deslocada e sofrendo de desnutrição. Minha gravidez foi muito difícil e meu bebê era muito pequeno, com pressão arterial baixa e infecções graves.”
A ActionAid exige urgentemente um cessar-fogo imediato e permanente, juntamente com a prevenção de qualquer reocupação da Cidade de Gaza. Os governos internacionais devem agir e garantir a abertura de corredores humanitários seguros para permitir a entrega de ajuda com acesso imediato e sem obstáculos a alimentos, água, cuidados médicos e abrigo para aqueles que estão em maior risco. O mundo não pode ficar parado enquanto a Cidade de Gaza enfrenta a destruição total e completa e seu povo sofre com a fome. Sem uma ação internacional urgente, inúmeras vidas, nascidas e por nascer, serão perdidas.
Porta-vozes disponíveis para entrevistas:
- Jamil Sawalmeh, diretor nacional da ActionAid Palestina, com sede na Cisjordânia.
- Riham Jafari, gerente de comunicações e advocacy da ActionAid Palestina, com sede na Cisjordânia.
- Alaa AbuSamra, gerente do programa de resposta a emergências, com sede em Gaza.
Para solicitações, entre em contato via assessoria.imprensa@actionaid.org.
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma organização internacional que atua na promoção da justiça social, racial, de gênero e climática e pelo fim da pobreza em mais de 70 países, por meio de parcerias com outras organizações e movimentos sociais. No Brasil, a organização completa 25 anos de atuação, já tendo trabalhado em mais de 2.400 comunidades e beneficiado mais de 300 mil pessoas.
Releases que podem te interessar
Corrida contra o tempo: ActionAid responde a terremoto no Afeganistão com ajuda humanitária urgente
Saiba maisActionAid condena crise de fome em Gaza, confirmada por órgão ligado à ONU
Saiba maisActionAid condena ocupação da Cidade de Gaza por Israel
Saiba maisActionAid destaca a importância do cessar-fogo em Gaza como passo inicial para fim do sofrimento e busca por justiça
Saiba mais