‘O elefante na sala’: presença de lobistas do agronegócio transforma debate sobre florestas na COP30 em retórica vazia, diz ActionAid
Reagindo ao novo levantamento da coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO) — que revelou a presença recorde de mais de 1.600 lobistas do setor de combustíveis fósseis credenciados na COP30, número superior ao de quase todas as delegações nacionais e o maior já registrado — e ao fato de que centenas de lobistas do agronegócio também circulam pelos corredores em Belém, Teresa Anderson, líder global de Justiça Climática da ActionAid, afirma:
“Agronegócio é hoje o principal motor do desmatamento. Seria de se esperar que, com a COP30 realizada na Amazônia e com todo o discurso do Brasil sobre salvar as florestas, este fosse o momento para um debate sério que colocasse o agronegócio no centro das discussões climáticas. Afinal, não se pode acabar com o desmatamento sem falar sobre as causas do desmatamento.”
Ela prossegue:
“Mas, de alguma forma, os organizadores da COP30 realizaram uma quase impressionante manobra de contorcionismo: falam alto sobre florestas ao mesmo tempo em que evitam cuidadosamente qualquer discussão sobre o papel destrutivo do agronegócio. Com a recente descoberta de que há centenas de lobistas do setor circulando pelos corredores, isso de repente faz sentido. A presença desproporcional deles significa que o agronegócio permanece como o ‘elefante na sala’, ou o elefante na floresta.”
Jessica Siviero, especialista em Justiça Climática na ActionAid, acrescentou:
“O lobby oculto do agro mostra que a transparência nos processos é muito limitada. Quem é responsável pelo desmatamento, por violações de direitos e por conflitos fundiários está circulando pelos corredores sem ser percebido”.
Porta-vozes estão disponíveis para entrevistas:
Além das pessoas citadas na nota, há outros porta-vozes brasileiros disponíveis, como a especialista em Justiça Econômica da ActionAid Maryellen Crisóstomo, mulher quilombola do Território Baião, no Tocantins. Entre em contato com a assessoria de imprensa:
Nacional: assessoria.imprensa@actionaid.org | 21 99502-1957
Usina da Comunicação
Daniel Bittencourt | daniel@usinadacomunicacao.com.br | 21 98839-9536
Vivian Abreu | vivian@usinadacomunicacao.com.br | 21 98138-5658
Sobre a ActionAid
A ActionAid é uma federação global que trabalha por um mundo livre da pobreza e da injustiça. Queremos ver um mundo justo, equitativo e sustentável, no qual todos tenham direito a uma vida digna e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar a justiça social e a igualdade de gênero e para erradicar a pobreza.
Releases que podem te interessar
Referência a povos afrodescendentes aparece na COP30, e ActionAid quer preservação no texto final
Saiba maisNo ponto médio das negociações da COP30, Teresa Anderson, líder global de Justiça Climática da ActionAid, afirma:
Saiba maisAtivistas climáticos exigem uma transição justa na agricultura, para que agricultores e comunidades tenham um ‘lugar à mesa’ nas decisões climáticas
Saiba maisActionAid afirma: é hora de agir pela transição justa, enquanto países do Sul Global se unem por um novo mecanismo internacional
Saiba mais